São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tudo de bom

A solidão de Stipe

Around the Sun

Artistas: R.E.M.
Site: www.remhq.com

O vocalista do R.E.M. sempre foi de gesticular muito, de mexer os braços, desengonçado, enquanto canta.
Mas, desta vez, Michael Stipe parece estar mesmo nervoso, basta olhar as imagens do show em que cantou ao lado de Bruce Springsteen, no último dia 1º de outubro, na Filadélfia, durante a abertura do "Vote for Change" -turnê organizada por artistas para pedir votos para o candidato democrata John Kerry, na tentativa de afastar George W. Bush da Presidência dos EUA.
Foi com essa preocupação que compôs as letras de "Around the Sun", álbum que se dedica tanto a atacar Bush ("Final Straw") quanto a clamar por um exame de consciência ("I Wanted to Be Wrong").
O CD fecha uma espécie de trilogia que parece perseguir o hit melódico perfeito. Na mistura pop de guitarra e piano, enlaçada pelo trançado vocal de Stipe e Mike Mills, o R.E.M. baseou sua alquimia desde meados dos anos 90. Começou com o experimental "Up" (1998), evoluiu para o belo e ultrapop "Reveal" (2001) e culmina nesse lamurioso e irregular "Around the Sun".
Foi a política que fez Stipe perder o foco? Pois largue-a já, Michael, e volte a seu laboratório pop. Ou não era da sua voz que a gente ouvia lá atrás "It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)"? (SYLVIA COLOMBO)

Texto Anterior: Música: Creed em dobro
Próximo Texto: Férias de mangas arregaçadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.