São Paulo, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 Neurônio

Jô Hallack
Nina Lemos
Raq Affonso


Si, hablamos português selvagem!

EXISTE UM grupo de protesto que cola cartazes pelos muros do Rio de Janeiro. O motivo: eles são contra o uso de palavras estrangeiras na nossa língua. E-mail, para eles, deveria ser correio eletrônico. Há ainda uma lista de palavras escritas no cartaz. A gente olha e acha graça. Nos sentimos como garotas portuguesas: "Olá, estou a lhe enviar um correio eletrônico, gajo!" Ninguém fala assim.
Temos que admitir que, muitas vezes, achamos que as pessoas que colam os cartazes sofriam de falta do que fazer. Mas mudamos de opinião e queremos aqui dar nosso apoio ao tal grupo. Faz um tempo que estamos de saco cheio do excesso de uso de palavras em inglês na nossa vida. Palavras, não. Às vezes, são frases inteiras. Como se alguns de nossos amigos morassem em Nova York (em algum lugar onde não tenha imigrantes, é claro). Como se eles, por falarem inglês no meio de uma conversa, se sentissem meio primeiro mundo. Fica meio cafona.
- Andar de ônibus não é "safely" - disse uma amiga outro dia numa conversa.
Reclamamos. Ela falou que não tinha palavra melhor. Sugerimos "seguro". Seria "seguro" um vocábulo obsoleto, algo que datou na época do Machado de Assis?
- Ninguém fala que algo é "gelado" quando quer dizer que é "cool" - emendou ela.
Tá bom. Ela poderia falar legal, genial, bacana. Mas não. Falamos em inglês porque somos hype, trend e... babacas. No meio da nossa indignação, descobrimos o motivo de usarem tantas palavras em inglês: pode ser para disfarçar as bobagens que a pessoa está falando.
Por exemplo, "toy art". É um vocábulo lindo. Ninguém desconfia que a tradução é "bonequinhos que custam o olho da cara". Ou, em tempos de semana de moda, "lounge": lugar onde as pessoas ficam sem fazer nada tentando descolar um brinde.
Alto lá: não somos contra hibridismos lingüísticos, gostamos de gírias, de inventar palavras, seja na língua que for. A gente é bem "descontrol" neste sentido. E amamos hablar um bom portunhol selvagem.
Mas moramos no Brasil e falamos português. E se vocês não sabem o que é isso... HELLO!!!!!

Momento de histeria
Vou pegar minha toy art no lounge cool, ok?


02neuronio@uol.com.br
http://02neuronio.blog.com.br/


Texto Anterior: Esporte: Super surfe
Próximo Texto: Corpo fechado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.