São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

científicas

A caminho do teletransporte
Cientistas australianos anunciaram que tornaram real algo possível só em histórias de ficção científica: transportar matéria de um lugar para o outro através de desintegração. Em uma experiência, eles conseguiram deslocar quase instantaneamente pequenas partículas de raio laser de um canto para o outro de um laboratório, desintegrando-as e criando uma réplica.

Deserto da China cresce a cada dia e já toma 20% do país
Oficiais do governo admitiram que o processo de desertificação do país é tal que o deserto já ocupa uma área equivalente a sete vezes o tamanho da Inglaterra. Segundo cientistas, a culpa é do crescimento industrial dos últimos 20 anos. Segundo o órgão de preservação florestal do país, o problema continuará até 2010. Hoje, existem dunas de areia há apenas 160 quilômetros de Pequim. E elas estão chegando cada vez mais perto.

Aumento de temperatura global castiga vilas do Alaska
Moradores do norte do Alaska serão obrigados a deixar suas vilas devido ao aquecimento global, que derrete o gelo do local. Ecologistas afirmam que a temperatura cresceu até 10ºC no inverno e até 5ºC no verão do Alaska desde 1970. Os moradores estão organizando assembléias para decidir para onde será a mudança em massa.

Repelente de tubarão
Uma empresa australiana lançou um aparelho eletrônico de baixo peso que repele os tubarões e pode ser usado na praia ou no barco. O Shark Shield, que pesa cerca de 450 gramas e tem o tamanho de um telefone celular, fica preso ao tornozelo do banhista ou surfista e o cerca com um campo eletromagnético que afeta o sistema nervoso central dos tubarões, causando espasmos musculares que fazem o animal se afastar.


Texto Anterior: Sexo e saúde: Término de namoro pode trazer sofrimento, mas isso passa
Próximo Texto: 02 neurônio: Pré-requisitos para participar de um reality show
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.