São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tecno

Audiogalaxy repete história do Napster, mas MP3 continua vivo

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Desde a segunda-feira passada, todos os MP3 disponíveis no Audiogalaxy estão bloqueados. Mas não chore nem arranque os cabelos. Já vimos essa história antes. O que as gravadoras têm feito não é cortar o "mal" pela raiz, mas simplesmente podá-lo. Enquanto cortam os galhos maiores, outros crescem.
Ou você acha que o Audiogalaxy sempre foi popular? Só cresceu porque o Napster sumiu. Agora, os órfãos do "Satellite" vão inchar ainda mais o KaZaA (meu favorito há um ano), o Grokster, o Madster, a rede Gnutella e outros, que fatalmente surgirão (mesmo porque as empreitadas oficiais não estão com nada: são caras e ultra-restritivas).
A história do Napster resume bem o problema. Shawn Fanning só precisou de um micro em rede para criá-lo, mas as gravadoras precisaram da Justiça para derrubá-lo. Em maio, a empresa Napster quase faliu, e a aguardada versão paga quase foi para o saco. Acordou de novo porque a Bertelsmann (BMG) a comprou de uma vez por todas.
A solução parece ser tentar trabalhar em conjunto com esses sistemas de livre troca e admitir que não dá para segurá-los. Apesar da letra daquela música e do desejo das gravadoras, esse não foi o dia em que a música morreu. Pelo menos na forma de MP3, ela continua viva.

E-mail - walabibi@uol.com.br


internotas

Feras e belas
Que jogadores de futebol não são galãs de cinema todo mundo sabe. Mas o site www.ugly footballers.com resolveu fazer uma compilação, com fotos daqueles que consideram os mais feios. Como contraponto, a seção Beauty & The Beast traz imagens das belas (de verdade) mulheres de alguns desses astros da bola.


Texto Anterior: 02 neurônio: Pré-requisitos para participar de um reality show
Próximo Texto: Folhateen explica: Padrão de alimentação do brasileiro tem piora em 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.