São Paulo, segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS

Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com

O mistério do Radiohead

Os últimos dias têm sido agitados por causa do lançamento da música nova do Radiohead, chamada "These Are My Twisted Words". Parte da agitação vem do mistério em torno do que realmente está acontecendo com a banda, que disse recentemente que não lançaria mais álbuns completos. A história é mais ou menos a seguinte. No dia 12 de agosto, por volta das 12h, a música nova apareceu on-line sem maiores explicações. Ao que tudo indica, o marco zero do lançamento foi um site "underground" chamado What.CD.
Quando a música apareceu por lá, não havia sequer a indicação do nome da banda. Os usuários do site, incrédulos, logo começaram a postar comentários do tipo "se isso não é uma música nova do Radiohead, acaba de aparecer uma banda cover ridiculamente boa". A única pista naquele momento era um poema que parecia ter sido escrito pelo próprio Thom Yorke, anexado ao arquivo.
Uma das frases do poema falava em um "wall of ice" (muro de gelo). E logo apareceu um site chamado wallofice.com, tocando um clipe de áudio do que parecia ser uma outra nova música da banda. Pouco tempo depois, todo o material foi removido e substituído por uma "bronca" que dizia "get your facts straight" (algo como "verifique os seus fatos direito"). Até agora não se sabe ao certo se o site era vinculado ou não à banda.
O jogo de gato e rato continua (e tudo pode ter mudado, na data de publicação deste artigo). Com ele, o Radiohead mostra não só que reinventou o negócio da música, mas também que entende como ninguém a força da internet como uma mídia nova e complexa (a especulação é que esse movimento antecede o lançamento de dois novos EPs, "Wall of Ice" e "Twisted Woods"). Uma parte pode ser mesmo teoria da conspiração. Mas outra é uma amostra de como a relação entre artistas e fãs está apenas começando a ser reinventada.


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Fora da ordem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.