São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SURFE

Documentário mostra a trajetória do surfista paraibano Fabio Gouveia com cordel, repentes e manobras radicais

Onda encantada

Divulgação
O surfista paraibano Fabinho Gouveia em manobra na linha da onda


ISABELLE MOREIRA LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Você tem alguma idéia do que é um surfe da gota serena? O paraibano Fabinho Gouveia -também chamado de Fia ou Bolívia pelos mais íntimos- é o autor desse estilo, com o qual ele consegue desenhar a letra S "cheio de alinhamento, nas praias do mundo inteiro" e ainda "chegar primeiro", como diz a letra do repente parte da trilha sonora do documentário "Fabio Fabuloso", que estréia em São Paulo no dia 5 de novembro.
Gota serena, uma expressão bem nordestina, significa algo excepcional. E é assim que o surfe de Fabinho é mostrado no documentário, com imagens de manobras em mares de diferentes partes do planeta e depoimentos de outros surfistas célebres.
Em entrevista ao Folhateen, Fabinho contou o segredo do surfe encantado: "Você tem que conseguir fazer com que tudo se encaixe. O posicionamento do corpo, o jogo e o movimento de braços e de pernas. Tem que olhar a postura, como em um balé ou em uma ginástica. Só que o professor é você também."
No filme, há histórias divertidas como a de quando ele ainda era um "pirraia" (menino), e tinha de se pendurar em caminhões carregados de cana para chegar a algum lugar bacana para o surfe.
Todas as histórias são contadas com sotaque nordestino e vinhetas de cordel. Para o roteirista, Pedro Cezar, o filme funciona como uma espécie de álbum da vida de Fabinho.
Se você gosta de surfe, ou de cordel, ou apenas se interessou pela história, vale a pena assistir ao filme, que foi campeão de júri popular no Festival de Cinema do Rio e será exibido também na 28ª Mostra BR de Cinema de São Paulo. Mais informações no endereço www.uol.com.br/mostra/28.

Texto Anterior: Esportes radicais: Rápido e agressivo
Próximo Texto: Cinema satânico: A maldição do Diabo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.