São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lolitas fruit, wa, sweet, punk etc.

São vários os subgêneros do movimento fashion no Japão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de no Brasil o termo gothic lolita ser usado para designar toda moda japonesa que busca uma aparência inocente e roupas antigas, no Japão há um nome específico que engloba esse e outros estilos: lolita fashion.
Dentro do lolita fashion é que está o gothic lolita (visual mais dark) e muitos outros: sweet lolita (meigo), punk lolita (punk), guro lolita (com ferimentos falsos), country lolita (estampas xadrez e chapéu de palha), wa lolita (kimono), fruit lolita (hipercolorida) e quantos outros estilos a criatividade das meninas conseguir criar.
É difícil estabelecer uma data precisa para o surgimento das lolitas fashion, mas a sua popularização começou no final da década de 90.
A figura andrógina do guitarrista Mana fez muito pelo movimento. Para Ananda e Ana, por exemplo, ele é o Mana-sama, sendo que "sama" é o sufixo japonês para deus.
Mana, da extinta banda Malice Mizer, criou em 1999 uma marca de roupas do estilo, a Moi-même-Moitié, e aparece freqüentemente na capa da revista "Gothic & Lolita Bible".
Muitos fotógrafos registraram essa febre no Japão. Um dos principais é Shoichi Aoki, fundador da revista "Fruits", que desde 1997 fotografa adolescentes fashionistas no bairro de Harajuku, em Tóquio.
Na semana passada, rolou uma exposição de fotos de Aoki no festival de cultura pop Resfest, em SP.

Bandas
Para quem ficou curioso a respeito das músicas que as lolitas curtem, aqui vão algumas bandas: Malice Mizer, Ancafe, Dir en Grey, Luna Sea, Moi Dix Mois, Die in Cries, Alice Nine, X Japan e L'Arc-em-ciel. (DB)


Texto Anterior: Você já viu uma lolita fashion?
Próximo Texto: Música: Saco de gatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.