São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS


Cientistas descobrem nova ligação entre cigarro e câncer
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Nova York (EUA) descobriram mais um indício de que cigarro provoca câncer. Segundo um novo estudo, um químico presente na composição da fumaça dos cigarros causa mutações em um gene chamado RAS, que é comumente associado a diferentes tipos de câncer humano.

"Múmia" de dinossauro surpreende paleantólogos
A descoberta de uma "múmia" de dinossauro completa, com o conteúdo do estômago, promete ser uma das mais importantes descobertas de dinossauros feitas em muitos anos, que deve revelar novos detalhes sobre a dieta, os músculos e o movimento dos dinossauros. O animal, um jovem hadrossauro (Brachylophosaurus canadensis) vegetariano que caminhava sobre duas pernas, foi preservado sobre uma camada de areia molhada.

Metallica deixa cães nervosos
Cachorros ficam mais relaxados e comportados quando escutam música clássica. Um estudo da Universidade de Queen, na Irlanda, analisou a reação de 50 cachorros a diferentes tipos de música: um CD de pop (com músicas de Britney Spears e de Robbie Williams), um CD de clássico (com Vivaldi e Beethoven) e um CD do Metallica. Os animais fizeram mais barulho e ficaram mais agitados quando escutaram o CD do Metallica.

Droga mantém cérebro zumbi
Uma maneira de manter pedaços de tecido cerebral vivo durante semanas foi desenvolvido por uma companhia de biotecnologia, o que permitirá a pesquisadores de drogas o estudo dos efeito de substâncias químicas em redes neurais inteiras, e não apenas em células isoladas. Tais pesquisas poderão buscar novos tratamentos para doenças neurológicas e psiquiátricas.



Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Controlar emoções é difícil, mas dá para tentar entendê-las
Próximo Texto: 02 neurônio: Dez perguntas que só a Charlatã pode responder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.