São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Os donos do mundo

DVD traz shows do Black Eyed Peas em dois cantos do planeta: Las Vegas e Sydney

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não tem para ninguém. O quarteto fantástico Black Eyed Peas dominou o mundo todo em 2006. Seja com o disco "Timeless", ao lado do brasileiro Sergio Mendes, seja com o álbum da vocalista Fergie, "Fergalicious", seja com a turnê "Monkey Business" (que passou por aqui), o grupo esteve por todos os lados. Até no Réveillon do Rio eles tocaram.
Se ainda assim você não conseguiu pegar o grupo (ou se não estava no planeta Terra no ano passado), chegam ao DVD, em um único disco, duas apresentações dessa turnê: uma grandiosa em Sydney e uma pequena em Las Vegas.
O "cérebro" do BEP, o produtor e rapper will.i.am (que no momento produz o novo disco de Michael Jackson), não brilha sozinho em "Live from Sydney to Vegas". Modesto, ele se coloca no mesmo nível de apl.de.ap, Taboo e Fergie, os três que completam o quarteto.
Ou seja, no BEP, ninguém é melhor que o outro, atitude bem condizente com a filosofia "paz, união e amor" defendida pelo grupo desde sempre.
Assim, os vocalistas/rappers, acompanhados de uma banda de verdade, cantam juntos seus maiores sucessos: "Pump It", "Let's Get It Started", "Shut Up/Shut Up", "Don't Lie" e "Where Is the Love", todos em versões muito fiéis às músicas originais, algo bem raro em apresentações de rap. Mais um ponto para eles.
Outro momento bem bacana do DVD são os de "freestyle", modalidade do rap em que o artista improvisa uma poesia na hora, sem ensaios, em cima de uma base musical ao vivo. Cada um dos integrantes teve o seu.
É nessa parte do show que vemos os talentos verdadeiros do BEP se revelando.
O esperto will.i.am cria raps a partir de imagens que são colocadas aleatoriamente no telão e deixa todo o público pasmo com a sua destreza. Já Fergie, um pouco injustiçada pelos fãs do início da carreira do BEP (que não trazia a bela e loira cantora), arrasa ao soltar a voz na arte do "scat" (improviso vocal com onomatopéias).
Se continuar assim, o mundo vai ficar pequeno para o BEP.

LIVE FROM SYDNEY TO VEGAS
The Black Eyed Peas
www.blackeyedpeas.com


Texto Anterior: 02 Neurônio: Meu Brasil brasileiro
Próximo Texto: Música: Conheça o Tim Maia Racional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.