São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Games viram esporte de televisão

VOCÊ DEVE ter acompanhado a notícia de que o Clube dos 13 decidiu manter a exclusividade do Brasileirão na TV aberta: a emissora que pagar mais ganhará o direito exclusivo de transmitir os jogos de 2011 a 2013.
O que pouca gente sabe é que algo parecido está acontecendo no mundo dos games: emissoras também estão disputando o direito de transmitir, com exclusividade, os campeonatos de jogos eletrônicos.
Um dos eventos culturais mais importantes de 2010 foi o lançamento do game "Starcraft II".
Para quem não conhece, é um jogo de estratégia espacial, em que três espécies lutam entre si em um futuro distante. Vendeu 1 milhão de cópias só no dia do lançamento. E criou uma nova categoria esportiva.
Há campeonatos no mundo todo e um grande número de "atletas" profissionais que ganham a vida jogando "Starcraft". Há até estádios inteiros na Ásia dedicados a ele e a outros "esportes eletrônicos".
Com toda essa popularidade, virou também fenômeno de mídia. Várias empresas surgiram especializadas na transmissão desses campeonatos, inclusive com profissionais no estilo Galvão Bueno, especialistas em narrar as partidas.
No Youtube, muitas dessas narrações alcançam rapidamente a marca de 900 mil acessos (veja um exemplo aqui: bit.ly/ecLzVn).
A Blizzard, fabricante do jogo, nunca se importou com isso. Mas, desde o lançamento de "Starcraft II", passou a exigir até 90 mil dólares por ano pelo direito de transmitir cada liga.
Criou até o seu próprio "Clube dos 13", que negocia a exclusividade nas transmissões das partidas com emissoras ou sites.
Além disso, centralizou as batalhas. Para disputar com outro jogador, agora tudo passa pelos computadores da empresa, dando a ela controle total sobre o game.
Quem diria que o modelo do bom e velho futebol iria inspirar o multimilionário mercado dos games? Só espero que não apareçam também "cartolas" virtuais.

Já era
O skate reinando sozinho como esporte "urbano" por excelência

Já é
Le parkour sendo praticado em cidades de vários lugares do mundo

Já vem
Mistura de parkour com bike, impressionante: bit.ly/cVaMID


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Eles querem você
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.