São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astro curte rap e faz super-refeição

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto todos os atletas estão prontos para cair na água, Phelps parece perdido em um outro mundo. De olhos fechados e com fones nos ouvidos, balança a cabeça de um lado para o outro. Só interrompe a música segundos antes de o árbitro dar a largada.
O ritual foi repetido antes das provas que disputou em Atenas, em 2004, quando acompanhei o nadador por oito dias, ao cobrir as Olimpíadas para a Folha. Ele explicou que nada é aleatório. "O som ajuda na concentração e me deixa pronto para arrebentar." O repertório é dominado pelo rap, e sua pedida favorita era a dupla Outkast.
Phelps é competitivo em todos os estilos da natação -borboleta, costas, peito e crawl. Não por acaso, detém recordes mundiais nos 400 m medley e 200 m medley, eventos que mesclam os quatro nados.
Além disso, consegue disputar várias provas com pouco tempo de descanso, fato que rendeu até pesquisa científica nos EUA.
Não é só na natação, porém, que Phelps pode ser considerado um fenômeno. O apetite do nadador também é impressionante. Ele costuma duelar com amigos para ver quem consegue engolir mais comida no café da manhã. Sua melhor marca: dois sanduíches de queijo com ovo, omelete, batatas e panquecas de chocolate. Vai querer encarar? (GR)


Texto Anterior: Além das medalhas
Próximo Texto: Natação: Phelps na mira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.