São Paulo, sábado, 5 de maio de 2012

É proibido para menores?!

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Jorge Amado é conhecido por obras para adultos, como "Tieta do Agreste" e "Gabriela, Cravo e Canela", que inspiraram novelas da Rede Globo. Mas ele também tinha o que contar para as crianças. Para elas, escreveu "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" e "A Bola e o Goleiro".
O primeiro foi presente de aniversário para seu filho João Jorge, conta Myriam Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado. Nessa história, um gato encanta-se com uma andorinha e os dois vivem um amor quase impossível.
O segundo trata de uma paixão do escritor, o futebol. Nele, uma bola morre de amores por um goleiro.
Norma Goldstein, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, vê neles o trabalho do autor em torno da diversidade e do respeito à diferença.
Entre suas obras infantis há ainda "A Ratinha Branca de Pé-de-Vento e a Bagagem de Otália". Mas essa não foi escrita por Jorge Amado. É uma adaptação feita por sua neta Mariana Amado, a partir de trechos de "Pastores da Noite" (de seu avô), em que o personagem Pé-de-Vento aparece com a ratinha.
A passagem da obra infantil ao universo adulto de Amado pode ser feita por meio de dois livros: "O Menino Grapiúna" e "Capitães da Areia". Goldstein acha que leitores com mais de dez anos, desde que orientados pelo professor, gostariam da autobiografia "O Menino Grapiúna". Já "Capitães da Areia" destina-se a adolescentes do ensino médio.
(AL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.