São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

As cores de Newton

TARSO PAULO RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O ano de 1666 é conhecido como o annus mirabilis ("ano maravilhoso"), pois acredita-se que, nesse ano, Newton inventou o cálculo diferencial e integral e esboçou sua maior contribuição ao conhecimento, a teoria da gravitação universal. Desenvolveu, ainda, o teorema do binômio que leva o seu nome e apresentou os primeiros estudos sobre a luz e a natureza das cores.
Newton descreveu assim o experimento: "(...) Fiz um pequeno orifício na janela, de modo a deixar entrar uma quantidade conveniente de luz solar. Coloquei o prisma em frente ao orifício, de maneira que a luz, ao se refratar, incidisse na parede oposta. Foi um agradável divertimento observar as intensas e vivas cores ali projetadas (...)".
A luz branca era decomposta em um feixe mais espesso e colorido, nesta seqüência: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O fenômeno recebeu o nome de espectro da luz solar.
A separação da luz ocorre porque o prisma possui um comportamento óptico diferente para cada cor (freqüência) que o atinge. Com a separação da luz branca na banda das cores, podemos concluir que o prisma tem um índice de refração para cada cor.
Segundo o físico, as cores de todos os corpos se devem ao fato de refletirem a luz de uma certa cor em maior quantidade do que das outras. Assim, quando observamos um objeto iluminado com luz branca, que se apresenta azul, quer dizer que ele absorveu as outras cores do espectro e refletiu preferencialmente o azul.


Tarso Paulo Rodrigues é professor e coordenador de física do Colégio Augusto Laranja e da Nova Escola


Texto Anterior: Literatura: Clarice inventa uma história verdadeira
Próximo Texto: Atualidades: Para não esquecer Vladimir Herzog
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.