|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Vale a pena saber
Redação
Desenvolvimento fraco prejudica avaliação do texto
THAÍS NICOLETI DE CAMARGO
ESPECIAL PARA A FOLHA
Foi proposto ao estudante
que discutisse a existência de
manifestações de cunho racista
na sociedade atual. Exemplos
ilustravam a afirmação de que o
preconceito de cor ainda persiste não só no Brasil mas em
países da Europa.
O candidato só toca nesse assunto já na metade do texto. A
introdução nos leva a crer que
pretende discutir o capitalismo
e suas mazelas, tema que conduz o texto até o final. Na realidade, pretende defender que o
preconceito de cor "sempre"
existiu e que, nas sociedades
modernas de modelo capitalista, talvez se tenha acentuado.
Acredita ainda que o desenvolvimento dos meios de comunicação, que amplificou a divulgação dos fatos, nos faz imaginar que o problema hoje seja
maior que antes.
O fato é que não discute efetivamente o racismo. O tema parece ter sido deslocado para
uma posição secundária, o que
certamente prejudica a avaliação do texto.
Poderia ter abordado
também de maneira positiva
a questão da repercussão
que a mídia proporciona aos
fatos. Se, por um lado, ela pode
até ampliá-los, por outro,
certamente cumpre um papel
muito importante para a sociedade, pois somente a divulgação dos acontecimentos pode
levar à mobilização e à conscientização.
Faltou desenvolver o debate
e chegar a uma conclusão consistente. Uma afirmação vaga,
do tipo "o ser humano precisa
parar para pensar e mudar o
rumo de sua história" não é suficiente para concluir um debate, qualquer que seja ele.
Nota-se que o estudante tem
alguma dificuldade de organizar as idéias. O texto tem muitas interrogações e poucas respostas. Valeria a pena refletir
mais sobre o tema e, sobretudo,
buscar um posicionamento
crítico sobre ele.
THAÍS NICOLETI DE CAMARGO, autora dos livros "Redação Linha a Linha" (Publifolha) e
"Uso da Vírgula" (Manole), é colunista da Folha
Online e do site gazetaweb.globo.com
thaisncamargo@uol.com.br
Texto Anterior: Competição: Brasil sedia a 3ª Olimpíada Internacional Jr. de Ciências Próximo Texto: Física: Aplicações ópticas na guerra e na arte Índice
|