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ALTERNATIVA CERTA
Candidato deve levar em conta enunciado, lógica e interpretação ao excluir opção
Saber eliminar aumenta chances
ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL
Em uma questão escrita, se o
candidato não conhece exatamente a resposta, ele tem a possibilidade de escrever o que sabe e,
possivelmente, ganhar parte da
pontuação. Já nos testes, isso não
é possível. Apesar disso, se o candidato souber trabalhar com as alternativas, ele pode aumentar a
probabilidade de acertar.
Se chutar uma alternativa qualquer, o candidato tem 20% de
chance de acertar. Se tiver conhecimentos suficientes para eliminar três alternativas erradas, sua
probabilidade sobe para 50%.
Isso não quer dizer que eliminando três alternativas em todas
as questões da prova o candidato
assegurará sua vaga na faculdade.
De acordo com o coordenador de
matemática do Etapa Edmilson
Motta, a probabilidade de alguém
passar para a segunda fase em
medicina na Fuvest eliminando
três alternativas é de 1 em 125 milhões. "Acertar na Mega Sena é
duas vezes e meia mais fácil."
Saber que os textos das alternativas também fazem parte das
questões é o primeiro passo nos
testes. "Tem candidato que lê o
enunciado e, se não domina o assunto, desiste. As alternativas podem fornecer informações que o
levam à resposta", disse Pierluigi
Piazzi, professor do Anglo.
Lendo as alternativas, mesmo
que o vestibulando não encontre
a certa, poderá eliminar algumas
com o conhecimento que tem.
"Atualmente, é comum questões
com textos de apoio. Com um
pouco de interpretação, a pessoa
percebe as alternativas que são
contrárias ao texto ou que não
tem nada a ver com o que foi dito", afirmou Francisco Alves, professor de história do Objetivo.
Uma boa forma de eliminar alternativas, segundo ele, é verificar
o contexto do assunto. Se a pergunta é sobre algo de Getúlio Vargas que o aluno não sabe, ele pode
eliminar uma alternativa que cita
o golpe de 64, por exemplo.
Outra forma de excluir as respostas é pela lógica, segundo o diretor acadêmico da Vunesp, Fernando Prado. "A lógica é um segundo método para se chegar à
resposta. O primeiro é o conhecimento. Ele pode fazer analogias
de idéias, fazer comparações, contraposições e conclusões."
Mesmo quando a resposta certa
é achada logo na primeira alternativa, as demais devem ser lidas.
"Às vezes, lendo as outras, o candidato percebe que há alternativas que também parecem estar
corretas", disse Piazzi.
Se nas questões que exigem cálculo não há como fazer eliminações, pode-se adotar outros métodos. "Em alguns vestibulares, ainda há questões do tipo "resolva a
equação". O candidato pode pegar
os valores das alternativas e verificar quais dão certo. Nas de simplificação, ele pode testar alguns números", disse Motta, do Etapa.
A lógica, o contexto, a interpretação de texto ou qualquer outra
técnica de exclusão de alternativas não são mais fáceis de adquirir do que o conhecimento da matéria. O vestibulando só conseguirá desenvolver essas capacidades
com o estudo. "Lógica se desenvolve fazendo exercícios e lendo
muito", disse Prado, da Vunesp.
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