São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004
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ALTERNATIVA CERTA

Candidato deve levar em conta enunciado, lógica e interpretação ao excluir opção

Saber eliminar aumenta chances

ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma questão escrita, se o candidato não conhece exatamente a resposta, ele tem a possibilidade de escrever o que sabe e, possivelmente, ganhar parte da pontuação. Já nos testes, isso não é possível. Apesar disso, se o candidato souber trabalhar com as alternativas, ele pode aumentar a probabilidade de acertar.
Se chutar uma alternativa qualquer, o candidato tem 20% de chance de acertar. Se tiver conhecimentos suficientes para eliminar três alternativas erradas, sua probabilidade sobe para 50%.
Isso não quer dizer que eliminando três alternativas em todas as questões da prova o candidato assegurará sua vaga na faculdade. De acordo com o coordenador de matemática do Etapa Edmilson Motta, a probabilidade de alguém passar para a segunda fase em medicina na Fuvest eliminando três alternativas é de 1 em 125 milhões. "Acertar na Mega Sena é duas vezes e meia mais fácil."
Saber que os textos das alternativas também fazem parte das questões é o primeiro passo nos testes. "Tem candidato que lê o enunciado e, se não domina o assunto, desiste. As alternativas podem fornecer informações que o levam à resposta", disse Pierluigi Piazzi, professor do Anglo.
Lendo as alternativas, mesmo que o vestibulando não encontre a certa, poderá eliminar algumas com o conhecimento que tem. "Atualmente, é comum questões com textos de apoio. Com um pouco de interpretação, a pessoa percebe as alternativas que são contrárias ao texto ou que não tem nada a ver com o que foi dito", afirmou Francisco Alves, professor de história do Objetivo.
Uma boa forma de eliminar alternativas, segundo ele, é verificar o contexto do assunto. Se a pergunta é sobre algo de Getúlio Vargas que o aluno não sabe, ele pode eliminar uma alternativa que cita o golpe de 64, por exemplo.
Outra forma de excluir as respostas é pela lógica, segundo o diretor acadêmico da Vunesp, Fernando Prado. "A lógica é um segundo método para se chegar à resposta. O primeiro é o conhecimento. Ele pode fazer analogias de idéias, fazer comparações, contraposições e conclusões."
Mesmo quando a resposta certa é achada logo na primeira alternativa, as demais devem ser lidas. "Às vezes, lendo as outras, o candidato percebe que há alternativas que também parecem estar corretas", disse Piazzi.
Se nas questões que exigem cálculo não há como fazer eliminações, pode-se adotar outros métodos. "Em alguns vestibulares, ainda há questões do tipo "resolva a equação". O candidato pode pegar os valores das alternativas e verificar quais dão certo. Nas de simplificação, ele pode testar alguns números", disse Motta, do Etapa.
A lógica, o contexto, a interpretação de texto ou qualquer outra técnica de exclusão de alternativas não são mais fáceis de adquirir do que o conhecimento da matéria. O vestibulando só conseguirá desenvolver essas capacidades com o estudo. "Lógica se desenvolve fazendo exercícios e lendo muito", disse Prado, da Vunesp.


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