São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rendimento de alunos pode melhorar à distância, dizem especialistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os coordenadores dos cursos de graduação à distância são unânimes em dizer que o desempenho dos alunos nesses cursos é igual ou superior ao dos estudantes nos similares presenciais.
"Na maneira como organizamos o curso, o aluno só passa para o tópico seguinte após fechar o assunto que o antecede e assim não fragmenta o conteúdo a ser estudado. No ensino presencial, é comum o estudante ter lacunas na formação", afirma o professor e coordenador do Núcleo de Educação à Distância da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), Mauro Schettino.
A orientadora da produção do material escrito para cursos à distância e professora de pedagogia da Udesc Sueli Gadotti diz que o aluno, nesse formato de ensino, segue outra dinâmica de estudo.
"No ensino à distância, o aluno tem de ter mais disciplina. Ele tem de saber que é o dono do seu aprendizado e tem de organizá-lo. Em geral, ele estuda muito mais e aprende a ter mais iniciativa. Desenvolvemos no estudante autonomia para estudar e para manter horários de estudo", afirma a professora. (FPS)


Texto Anterior: Instituições pioneiras têm de enfrentar o preconceito de alunos e professores
Próximo Texto: Redação do leitor: Valores são mais instáveis nos dias de hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.