São Paulo, terça-feira, 11 de agosto de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Romance realista elimina heróis



"Sobre a nudez forte da Verdade, o manto diáfano da fantasia", na frase de Eça de Queirós

THAÍS NICOLETI DE CAMARGO
CONSULTORA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Na lista de leituras obrigatórias dos vestibulares da USP e da Unicamp, aparecem três romances do chamado realismo-naturalismo, movimento literário da segunda metade do século 19. Bem diferentes entre si, "Dom Casmurro" (1889), de Machado de Assis, "O Cortiço" (1890), de Aluísio Azevedo, e "A Cidade e as Serras" (1901), do português Eça de Queirós, são obras representativas desse fértil período da literatura de língua portuguesa.
"O Cortiço" e "Dom Casmurro", publicados com apenas um ano de diferença, mostram tendências absolutamente diversas. Enquanto Aluísio Azevedo cria um romance típico do momento, marcado pela influência das teorias científicas então em voga (particularmente do determinismo, que vê o homem como produto do meio), Machado de Assis volta-se para o escrutínio da alma humana.
Os personagens de Aluísio Azevedo são tipos da sociedade da época: Bertoleza é a ex-escrava que trabalha de graça para João Romão, o dono do cortiço, um tipo ganancioso que enriquece à custa da exploração de pessoas humildes; Rita Baiana é o estereótipo da mulata faceira e sedutora; o português Jerônimo, antes trabalhador, sob o efeito do calor e das paixões, torna-se, aos poucos, um sujeito preguiçoso e malandro. E assim desfila uma grande quantidade de tipos sociais, personalidades filtradas por um narrador disposto a desnudar os vícios de cada um.
Era preciso opor-se aos romances românticos de heróis e heroínas que viviam e morriam de amor, cujos enredos se construíam em torno dos obstáculos à realização dos sonhos para terminarem em tragédia ou em final feliz.
Para os realistas, a literatura não deveria esconder a verdade: "Sobre a nudez forte da Verdade, o manto diáfano da fantasia", na frase de Eça de Queirós.
Se Aluísio Azevedo representa a vertente naturalista, Machado instaura o que se chamou de realismo psicológico."Dom Casmurro", obra-prima do escritor, parte do tema do adultério (aliás, muito comum numa época de revelação das verdades ocultas), mas o que alimenta a história de Bentinho e Capitu é a dúvida, sensação que domina o narrador, não por acaso o próprio Bentinho já envelhecido e casmurro.
Em Machado, as personagens tornam-se muito mais complexas (e reais) do que os antigos heróis e vilões românticos, delineados com um traço só. O recorte da realidade que propõe, ao lado de um estilo simples, sem rebuscamentos, faz dele um autor capaz de ultrapassar as fronteiras de seu tempo. Já "O Cortiço" é uma obra importante, mas datada, representativa de uma época.
"A Cidade e as Serras" é o último romance de Eça de Queirós, em que o tom cáustico dos primeiros livros cede à ironia brejeira. Os excessos da civilização tornam-se divertidas caricaturas no 202, a mansão parisiense de Jacinto de Tormes, por onde desfilam burgueses esnobes e afetados.
Jacinto, o personagem central, abatido pelo artificialismo da civilização, acaba por resgatar os valores tradicionais, como o amor à natureza e à vida simples -num percurso da cidade para as serras.
O conflito entre o campo e a cidade, o contraste entre a opulência e a simplicidade ou mesmo a assimetria entre as terras estrangeiras e Portugal são algumas das leituras possíveis desse romance estruturado sobre oposições.
Os três livros compõem um bom panorama do período histórico-literário da segunda metade do século 19. Boa leitura!


THAÍS NICOLETI DE CAMARGO é consultora de língua portuguesa do grupo Folha-UOL


Texto Anterior: A distância: Preconceito existe, mas mercado aceita melhor hoje aluno de curso a distância
Próximo Texto: Deu na mídia: Honduras e a democracia na América Latina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.