UOL

      São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibulando deve planejar roteiro e pesquisar sobre locais que irá visitar

DA REPORTAGEM LOCAL

Para aproveitar melhor o passeio pela região central da capital paulista, o ideal é fazer uma pesquisa detalhada antes de começar o roteiro.
O primeiro passo pode ser uma pesquisa pela internet. Procure utilizar, por exemplo, os sites de busca como www.google.com, www.uol.com.br e www.yahoo.com.br. Procure por palavras chaves, como Teatro Municipal e viaduto do Chá, para conhecer um pouco mais da história e da importância desse locais.
Um dos sites que reúnem uma boa quantidade de informações sobre a região central de São Paulo é o da Associação Viva o Centro (www.vivaocentro.org.br). O vestibulando encontrará sugestões de roteiros e de bibliografias e histórias da cidade e dos edifícios. A biblioteca da associação também está aberta ao público.
O passo seguinte é pegar um lápis e um mapa da região. Para não perder tempo, o estudante deve localizar os pontos de seu interesse e traçar um roteiro do passeio. O ponto inicial pode ser o Pátio do Colégio, onde há um museu que conta um pouco da história da cidade.
Além de ser mais seguro, o passeio também será mais proveitoso se for feito em grupo. Quando se está com outras pessoas, elas observam detalhes diferentes das construções e partilham informações. Nos finais de semana, é possível ver alguns grupos passeando e estudando a região. Basta perguntar se pode acompanhá-los.
Se quiser melhorar ainda mais o programa, convide um professor de geografia ou de história, que poderá oferecer detalhes da formação histórica e social do país.


Associação Viva o Centro, r. Libero Badaró, 471, 22º andar, centro. Telefone: 0/xx/11/3106-8205


Texto Anterior: Centro cultural: Ruas de São Paulo são oportunidade de aprender
Próximo Texto: Vale a pena saber
Matemática: Prepare-se: amanhã é sexta-feira 13!

Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.