UOL

      São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MATEMÁTICA

Prepare-se: amanhã é sexta-feira 13!

JOSÉ LUIZ PASTORE MELLO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se você é supersticioso, procure o seu pé de coelho porque amanhã é sexta-feira 13. Neste ano, teremos apenas uma sexta-feira 13, mas, para azar daqueles que temem o dia, isso nem sempre é assim. Você saberia dizer qual o número máximo de sextas-feiras 13 que podemos ter em um ano? Vamos investigar esse problema.
Admitindo inicialmente um ano com 365 dias, atribuiremos o número 0 ao domingo, o 1 à segunda-feira, o 2 à terça-feira e assim sucessivamente até o número 6 ao sábado. Se, por exemplo, o dia 13 de janeiro cair em um domingo, diremos que ele é do tipo 0; se cair em uma segunda, diremos que é do tipo 1 e assim por diante.
Sendo o dia 13 de janeiro de um ano do tipo 0, o dia 13 de fevereiro será do tipo 3, já que ele fica 31 dias depois; o dia 13 de março será do tipo 3, porque fica 28 dias depois; o dia 13 de abril será do tipo 6, porque fica 31 dias depois etc. Completando essa seqüência de janeiro a dezembro, teremos a lista 0,3,3,6,1,4,6,2,5,0,3,5. Como no exemplo analisado sexta-feira 13 é um dia do tipo 5, a lista nos diz que, nesse ano, teremos duas sextas-feiras 13, uma em setembro e a outra em dezembro.
Vamos assumir agora que o dia 13 de janeiro caia em uma quarta-feira. Para aproveitar a mesma lista já montada, basta chamar de tipo 0 a quarta-feira, de tipo 1 a quinta-feira, de tipo 2 a sexta-feira e assim por diante. Em um ano como esse, sexta-feira 13 será do tipo 2, e a análise da lista indicará apenas uma sexta-feira 13, que ocorrerá no mês de agosto. Generalizando o raciocínio e observando a lista, concluímos que, em um ano de 365 dias, podemos ter uma, duas ou, no máximo, três sextas-feiras 13.
No caso do ano 2003, como 13 de janeiro caiu em uma segunda-feira, o número 0 da lista representa a segunda-feira, o número 1, a terça, o 2, a quarta, o 3, a quinta, o 4, a sexta etc. Olhando novamente a lista, concluímos que, neste ano, haverá uma única sexta-feira 13, e ela ocorrerá no mês de junho, ou seja, será amanhã!
Para um ano com 366 dias (ano bissexto), a lista correspondente será 0,3,4,0,2,5,0,3,6,1,4,6, o que indica -para azar dos supersticiosos- que em nada mudam nossas conclusões em relação ao número mínimo e máximo de sextas-feiras 13 de um ano.


José Luiz Pastore Mello é licenciado em matemática e mestrando em educação pela USP.
E-mail: jlpmello@uol.com.br


Texto Anterior: Vestibulando deve planejar roteiro e pesquisar sobre locais que irá visitar
Próximo Texto: Química: Uma reação que pode salvar a sua vida
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.