São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFA!

Saiba como lidar com a espera das listas de aprovados

No período "pré-lista", conselho de especialistas é descanso

FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO

A maratona de vestibulares está no fim e, com ela, a agonia de horas a fio diante dos livros e o desgaste emocional. Certo? Em parte. Ainda falta um passo importante para a conclusão deste processo: encontrar o nome na lista de aprovados.
Entre o término das provas e a data de divulgação da relação dos convocados para matrícula, podem correr semanas, até um mês. Neste período em que o futuro ainda está indefinido, a angústia da espera é grande.
Para preencher o tempo, especialistas ouvidos pela Folha recomendam descanso e atividades prazerosas. Planos, somente depois dos resultados.
"O momento é ideal para relaxar e curtir o sentimento de dever cumprido, que não é o resultado em si, mas o simples fato de ter estudado e dado conta da rotina estafante", afirma Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP. "É como um atleta que termina uma competição. No primeiro momento, deve ficar contente por ter conseguido participar. Depois é que virá a hora de refletir sobre o desempenho."

Exercite-se
"Fazer uma atividade física é a melhor opção para descarregar a tensão. O clima está ótimo para ir à praia, nadar ou caminhar. Também valem programas culturais, como cinema e teatro, ou mesmo dedicar-se à leitura", sugere Sandra Leal Calais, doutora em psicologia e professora do departamento de psicologia e da pós-graduação da Unesp de Bauru.
Ter ansiedade é comum nesta fase, mas é preciso mantê-la sob controle. E não saia descontando na comida, na bebida ou em excesso de festas.
"Uma dica é ficar atento ao seu comportamento: se perceber mudanças na rotina, como dormir bem antes e agora não mais conseguir, procure conversar com alguém, se possível com um especialista", diz Patrícia Gugliotta Jacobucci, psicóloga clínica, mestre em saúde mental pela Unicamp.
Aproveite o momento para voltar a fazer as coisas deixadas um pouco de lado por causa da preparação para as provas.
É o que tem feito a vestibulanda Rachel Okazuka, 18, que voltou a sair mais com o namorado, Ricardo Macedo, 18, universitário. Até quarta-feira passada, dia da última prova de Rachel, o casal, que adora ir a festas e bares, estava pisando no freio: ela tinha que estudar. "Paramos de sair à noite e nos víamos pouco", diz ela. Agora o namoro voltou ao normal. "Estou ansiosa [à espera da lista da Fuvest e da Unesp], mas aliviada." Ricardo, que também está ansioso, diz que a relação já melhorou desde o fim das provas dela. "Nossa, nem acredito!"


Texto Anterior: Apoio dos pais ainda é importante
Próximo Texto: Fique por dentro: Grau de dificuldade da Fuvest foi semelhante a anos anteriores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.