São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 2006
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FÍSICA

Geotropismo e crescimento das plantas

TARSO PAULO RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A interdisciplinaridade existente entre a física e as várias áreas do conhecimento tem sido tema freqüente nos vestibulares. Uma das questões da prova da Unesp mostrou o resultado de uma experiência conduzida para mostrar a influência da rotação no crescimento de plantas. A biologia nos ensina que grande parte do metabolismo dos vegetais é controlada por substâncias químicas -os fitormônios- que agem inibindo ou induzindo uma determinada atividade, como o crescimento. O tropismo (que significa ter preferência ou atração por) é o movimento de curvatura ou crescimento de caules e raízes induzido por algum fator ambiental. Se for a luz, fala-se em fototropismo; se for a força gravitacional, tem-se o geotropismo. As raízes, por exemplo, têm fototropismo negativo (crescem fugindo da luz) e geotropismo positivo (crescem a favor da força da gravidade). O exercício afirmava que, para investigar o geotropismo das partes aéreas das plantas, um pesquisador colocou duas sementes idênticas para germinar em pontos opostos, vasos I e II, de uma plataforma horizontal circular, que foi mantida em movimento de rotação, com velocidade angular w constante. Fatores como iluminação, temperatura e umidade foram idênticos para os vasos durante o experimento. Após várias semanas, observou-se que, devido à rotação, ocorreu uma distribuição desigual da auxina -um tipo de fitormônio-, e o resultado, após a parada da plataforma, foi que as plântulas (plantas recém-nascidas) cresceram nas direções mostradas na figura 1. A distância entre cada um dos vasos e o eixo de rotação era R e o valor da aceleração da gravidade local g. O exercício solicitava que os candidatos mostrassem que o valor do ângulo podia ser determinado pela relação: tg= (w2.R)/g. Na figura 2, destacamos F como a força que o solo exerce sobre a plântula, P o seu peso e Fcp a força resultante centrípeta devido à rotação da plataforma. Do triângulo retângulo formado por esses três vetores temos que: tg = Fcp/P. Como Fcp = m.w2.R e P = m.g, concluímos que: tg = (w2.R)/g (resposta ao exercício).


TARSO PAULO RODRIGUES é professor e coordenador de física do Colégio Augusto Laranja e da Nova Escola.

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