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FÍSICA
Geotropismo e crescimento das plantas
TARSO PAULO RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA
A interdisciplinaridade
existente entre a física e as
várias áreas do conhecimento tem sido tema freqüente
nos vestibulares.
Uma das questões da prova da Unesp mostrou o resultado de uma experiência
conduzida para mostrar a influência da rotação no crescimento de plantas. A biologia
nos ensina que grande parte
do metabolismo dos vegetais
é controlada por substâncias
químicas -os fitormônios-
que agem inibindo ou induzindo uma determinada atividade, como o crescimento.
O tropismo (que significa
ter preferência ou atração
por) é o movimento de curvatura ou crescimento de
caules e raízes induzido por
algum fator ambiental. Se for
a luz, fala-se em fototropismo; se for a força gravitacional, tem-se o geotropismo.
As raízes, por exemplo, têm
fototropismo negativo (crescem fugindo da luz) e geotropismo positivo (crescem a favor da força da gravidade).
O exercício afirmava que,
para investigar o geotropismo das partes aéreas das
plantas, um pesquisador colocou duas sementes idênticas para germinar em pontos
opostos, vasos I e II, de uma
plataforma horizontal circular, que foi mantida em movimento de rotação, com velocidade angular w constante. Fatores como iluminação,
temperatura e umidade foram idênticos para os vasos
durante o experimento.
Após várias semanas, observou-se que, devido à rotação,
ocorreu uma distribuição
desigual da auxina -um tipo
de fitormônio-, e o resultado, após a parada da plataforma, foi que as plântulas
(plantas recém-nascidas)
cresceram nas direções mostradas na figura 1. A distância
entre cada um dos vasos e o
eixo de rotação era R e o valor da aceleração da gravidade local g.
O exercício solicitava que
os candidatos mostrassem
que o valor do ângulo podia
ser determinado pela relação: tg= (w2.R)/g. Na figura
2, destacamos F como a força que o solo exerce sobre a
plântula, P o seu peso e Fcp a
força resultante centrípeta
devido à rotação da plataforma. Do triângulo retângulo
formado por esses três vetores temos que: tg = Fcp/P.
Como Fcp = m.w2.R e P = m.g,
concluímos que:
tg = (w2.R)/g (resposta ao
exercício).
TARSO PAULO RODRIGUES é professor e
coordenador de física do Colégio Augusto Laranja e da Nova Escola.
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