UOL

      São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOGRAFIA

O eclipse lunar e os vestibulares

EDER MELGAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na noite de quinta-feira da semana passada, dia 15, em todas as localidades brasileiras em que o céu estava sem nebulosidade, foi possível admirar o eclipse da Lua. Nos vestibulares, o assunto pode ser abordado de várias maneiras. Pode-se exigir que o aluno conheça as características e as causas do fenômeno ou que tire conclusões a esse respeito observando um esquema ilustrativo.
No cotidiano das salas de aula, os alunos têm dúvidas muito curiosas a respeito das fases da Lua ou de suas relações com os eclipses. Uma das que ouvi foi a seguinte: "Se, no dia do eclipse, observamos aqui do Brasil que a Lua estava cheia, que lua era observada do Japão?" Pense um pouquinho antes de continuar a leitura.
A mesma. As fases da Lua são as mesmas em todo o planeta.
As fases da Lua decorrem de seu movimento de translação em torno da Terra. A Lua é nova quando sua face iluminada não está voltada para a Terra, portanto temos dificuldade para vê-la. Lembre-se de que ela não tem luz própria. Quando a face iluminada está totalmente voltada para o planeta, vemos a lua cheia. As fases intermediárias são chamadas de crescente, quando vai da nova para a cheia, e de decrescente, no sentido contrário.
Os eclipses ocorrem quando há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Quando a Lua está entre o Sol e a Terra, ocorre o eclipse do Sol. Deixamos de ver o Sol aqui da Terra porque a Lua entra na sua frente. Esse fenômeno ocorre apenas com a lua nova. Quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, ocorre o eclipse da Lua. Deixamos de ver a Lua porque a Terra faz sombra. Lembre-se, novamente, de que a Lua não tem luz própria. Se o Sol não iluminá-la, teremos dificuldade para vê-la. Isso só ocorre na lua cheia.
Os eclipses também podem ser parciais, quando o alinhamento não é exato. Mas sempre há alguém que pergunta: E quando o Sol está entre a Terra e a Lua?


Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus


Texto Anterior: Física: Energia, conservação e transformação: 2
Próximo Texto: Atualidades: União Européia propõe uma força militar autônoma
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.