São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOGRAFIA

As paisagens da caatinga e da mata dos pinhais

EDER MELGAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

A preparação para as provas de geografia dos vestibulares implica revisar as características principais das paisagens brasileiras. Hoje recordaremos duas paisagens bem distintas.
O domínio das araucárias ou mata dos pinhais apresenta clima subtropical, com as maiores amplitudes térmicas e as mais baixas médias de temperatura do país. A distribuição dos índices pluviométricos é a mais homogênea entre as estações, o que faz que os rios da região sejam perenes e tenham menor variação na vazão anual em relação a outras áreas.
O relevo é o do planalto meridional, com destaque para os terrenos arenito-basálticos e suas serras, denominadas cuestas. Entre os diversificados tipos de solo da área, destaca-se a terra roxa, um dos mais férteis do mundo. A exploração nessa paisagem foi muito intensa e atualmente restam apenas cerca de 15% da floresta aciculifoliada original.
A porção semi-árida do país, onde as estiagens são longas e as chuvas muito irregulares, corresponde ao domínio da caatinga, que é uma vegetação predominantemente arbustiva, com muitas xerófilas, como o mandacaru e o xiquexique, cactáceas conhecidas. Embora nesse domínio haja um extrato arbóreo e um herbáceo, assim como no cerrado, estes são menos desenvolvidos nessa paisagem sertaneja. Os solos são rasos e às vezes salinos. O relevo apresenta depressões, com destaque para algumas formas tabulares denominadas chapadas, que são planaltos sedimentares residuais, ou seja, formações remanescentes de uma antiga cobertura arenítica que foi quase totalmente erodida.
A hidrografia é predominantemente intermitente ou temporária, embora o São Francisco, o rio mais famoso que atravessa boa parte do sertão, seja perene.
As áreas afetadas pelas secas têm sido ampliadas devido às formas indevidas de utilização do solo agrícola, com a retirada indiscriminada da vegetação original.


Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus


Texto Anterior: Física: Pilhas, baterias e carros elétricos
Próximo Texto: Atualidades: Cuba faz referendo para tornar socialismo "intocável"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.