|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Cinema/estréias
Crítica/"Ao Lado da Pianista"
Elenco de qualidade salva suspense de vingança francês
Atriz Déborah François é o destaque de "Ao Lado da Pianista", de Denis Dercourt
PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Há os filmes que deixam
o espectador à deriva,
como os "high art" de
Jean-Luc Godard (pelo menos
para aqueles que acreditam que
o cinema só deve contar histórias), e os que apresentam personagens e situações sem a menor empatia com a platéia. Este
é o caso do thriller "Ao Lado da
Pianista", de Denis Dercourt.
Temos aqui uma história de
vingança, mas sem qualquer
motivação ou legitimação concretas que justifiquem a ação
da protagonista.
No filme, Mélanie (Déborah
François) é uma aplicada menina de dez anos que é reprovada
num teste de música por uma
importante pianista, Ariane
(Catherine Frot).
Anos depois, já adulta, de
corpo formado e bem torneado
-e após abandonar seu evidente talento para o teclado branco-e-preto-, ela conhece a família de Ariane e logo começa a
ajudá-la em suas apresentações
de piano.
É motivo suficiente para a
bela e talentosa Mélanie sabotar a bacana família da pianista,
incluindo marido e filho?
Parece que não, e o filme
também parece concordar com
isso, pois mostra, sem grande
simpatia, Mélanie como uma
obsessiva psicótica -por coincidência, uma mulher cheia de
introspecções como outra pianista do cinema francês recente, a de "A Professora de Piano",
de Michael Haneke.
Haneke é uma referência pelo registro um tanto frio e distante utilizado em "Ao Lado da
Pianista", mas Dercourt pretende um suspense de sutilezas, e não um estudo "científico" da natureza humana como
faz o diretor austríaco.
Maior emulação pode ser encontrada em outras musas do
cinema francês, como, por
exemplo, a Vanessa Paradis de
"Boda Branca" (1989), de Jean-Claude Brisseau.
Essa referência às lolitas fatais do cinema francês faz o filme dar áurea atenção à sua
atriz, Déborah François, que é
um belíssimo sol na tela.
Com aproximação cinicamente sacra preferindo a face,
porém mostrando parte e outra
do corpo da moça, "Ao Lado da
Pianista" acaba confrontando a
vingança besta de Mélanie com
a presença da intérprete, separando personagem e atriz, o
que sempre é pesadelo para os
atores, mas grande sorte desse
diretor que salvou seu filme pela escalação do elenco.
AO LADO DA PIANISTA
Direção: Denis Dercourt
Produção: França, 2006
Com: Catherine Frot, Déborah François, Pascal Greggory, Xavier De Guillebon
Onde: estréia hoje no Cinesesc e no Reserva Cultural
Avaliação: regular
Texto Anterior: Mônica Bergamo Próximo Texto: Crítica/"Meu Monstro de Estimação" Amizade entre garoto e criatura rende bom infantil Índice
|