São Paulo, terça-feira, 01 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/artes plásticas

Falta análise em exposição de coleção do Itaú no Masp

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

No Masp (Museu de Arte de São Paulo), o Itaú pode ser visto em uma outra faceta, a de seu colecionismo. Tem sido regular no Masp a exibição de mostras de importantes acervos, seja de Gilberto Chateaubriand, em 1998, ou de João Sattamini, no ano passado.
Coleções privadas, aliás, são fundamentais no circuito de arte nacional. No Rio, Chateaubriand cedeu em comodato sua coleção ao Museu de Arte Moderna, enquanto Sattamini fez o mesmo no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Em São Paulo, a Pinacoteca mantém em comodato a coleção da Fundação José e Paulina Nemirovsky, incorporando preciosidades como "Antropofagia", de Tarsila do Amaral.
Mas nem todas as coleções, contudo, estão em museus, caso das obras de Sérgio Fadel, no Rio. Mesmo assim, quando exposta no Rio e São Paulo, em 2002, provocou ótimo debate sobre as origens do modernismo brasileiro, graças à curadoria de Paulo Herkenhoff.
Essas quatro coleções merecem ser confrontadas com "Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade na Coleção Itaú Moderno", que apresenta obras de 74 artistas, com curadoria de Teixeira Coelho. É uma exposição que reúne quase todos os expoentes do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti ou Tarsila do Amaral, mas em obras de menor importância, com raras exceções. Sem produzir uma análise crítica e reflexiva, sem desempenhar um papel social, a coleção Itaú não honra a linhagem das mostras de colecionadores até então organizadas pelo Masp.


ESTRATÉGIAS PARA ENTRAR E SAIR DA MODERNIDADE
Quando:
de ter. a dom., das 10h às 18h (bilheteria fecha às 17h); qui., das 10h às 20h (bilheteria fecha às 19h); até 18/5
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 0/xx/11/3251-5644)
Quanto: R$ 15
Avaliação: regular


Texto Anterior: Mostra revela Marrocos e suas influências artísticas
Próximo Texto: Análise/"Bienal do Whitney'e "Gustave Courbet": Longe da vanguarda de Duchamp, Bienal em NY exibe diversão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.