|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Crítica/artes plásticas
Falta análise em exposição de coleção do Itaú no Masp
FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL
No Masp (Museu de Arte de São Paulo), o Itaú
pode ser visto em uma
outra faceta, a de seu colecionismo. Tem sido regular no
Masp a exibição de mostras de
importantes acervos, seja de
Gilberto Chateaubriand, em
1998, ou de João Sattamini, no
ano passado.
Coleções privadas, aliás, são
fundamentais no circuito de arte nacional. No Rio, Chateaubriand cedeu em comodato sua
coleção ao Museu de Arte Moderna, enquanto Sattamini fez
o mesmo no Museu de Arte
Contemporânea de Niterói.
Em São Paulo, a Pinacoteca
mantém em comodato a coleção da Fundação José e Paulina
Nemirovsky, incorporando
preciosidades como "Antropofagia", de Tarsila do Amaral.
Mas nem todas as coleções,
contudo, estão em museus, caso das obras de Sérgio Fadel, no
Rio. Mesmo assim, quando exposta no Rio e São Paulo, em
2002, provocou ótimo debate
sobre as origens do modernismo brasileiro, graças à curadoria de Paulo Herkenhoff.
Essas quatro coleções merecem ser confrontadas com "Estratégias para Entrar e Sair da
Modernidade na Coleção Itaú
Moderno", que apresenta obras
de 74 artistas, com curadoria de
Teixeira Coelho. É uma exposição que reúne quase todos os
expoentes do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti ou
Tarsila do Amaral, mas em
obras de menor importância,
com raras exceções. Sem produzir uma análise crítica e reflexiva, sem desempenhar um
papel social, a coleção Itaú não
honra a linhagem das mostras
de colecionadores até então organizadas pelo Masp.
ESTRATÉGIAS PARA ENTRAR E SAIR DA MODERNIDADE
Quando: de ter. a dom., das 10h às
18h (bilheteria fecha às 17h); qui.,
das 10h às 20h (bilheteria fecha às
19h); até 18/5
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel.
0/xx/11/3251-5644)
Quanto: R$ 15
Avaliação: regular
Texto Anterior: Mostra revela Marrocos e suas influências artísticas Próximo Texto: Análise/"Bienal do Whitney'e "Gustave Courbet": Longe da vanguarda de Duchamp, Bienal em NY exibe diversão Índice
|