|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Percpan atrai mídia estrangeira a Bahia
da Reportagem Local
Em sua quinta edição, o Percpan
(Panorama Percussivo Mundial)
almeja uma volta às origens. Nos
últimos três anos, o festival era temático e contava com estrelas solo
que nem sempre entravam no "espírito do festival" -a percussão
como elemento principal.
Este ano, o evento -que ocorre
entre amanhã e sábado, em Salvador -não tem tema nem estrelas
chamativas para o público fazendo
espetáculos solo.
Em compensação, o Percpan se
consolidou como um festival original e de importância artística fora do eixo Rio-São Paulo.
O interesse despertado na mídia
internacional parece comprovar
isso. O diário norte-americano
"The New York Times", os jornais
franceses "Le Monde" e "Libération" e a rede inglesa BBC mandaram jornalistas cobrir o evento.
O festival se caracteriza pela interação entre os artistas -por
meio de encontros entre músicos
estrangeiros e locais -e com o
público -em oficinas gratuitas
ministradas pelos participantes.
Este ano, o Percpan reunirá 13
atrações de cinco países diferentes
(Itália, Gana, Senegal e Japão,
além do Brasil).
Entre os convidados estrangeiros escolhidos pelo percussionista
Naná Vasconcelos e pelo cantor
Gilberto Gil -diretores artísticos
do festival -estão o senegalês
Doudou N"Diaye Rose, o ganense
Aja Addy, a italiana Alessandra
Belloni e o grupo feminino Wadaiko Yamato.
Entre os brasileiros, estão Hermeto Pascoal e os pagodeiros Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e
Jovelina Pérola Negra. Gil se apresenta com os Filhos de Gandhy.
Há três grupos brasileiros: o
baiano Zambiapunga, que usa a
herança musical dos escravos africanos, o Lactomia, apadrinhado
por Carlinhos Brown com crianças entre 7 e 18 anos, e o Frutos do
Mangue, que exibe o regionalismo
nordestino e foi criado especialmente para o festival por Naná e
Alceu Valença -e conta com integrantes do Mestre Ambrósio.
Os shows acontecem no teatro
Castro Alves, mesmo local das oficinas gratuitas, que começaram na
segunda e terminam hoje.
(LAR)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|