São Paulo, sábado, 01 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina tem cinema mais forte da região, diz diretor

DA ENVIADA A SAN FRANCISCO

Convidado pelo 53º Festival Internacional de Cinema de San Francisco a receber o Founder's Directing Award -prêmio pelo conjunto da obra que já foi entregue a Abbas Kiarostami e Akira Kurosawa-, Walter Salles, 54, preparou um pacote de agradecimento.
Além de editar uma hora de "À Procura de "On the Road'", que ele mesmo narra ("e peço desculpas por isso"), Salles exibiu pela segunda vez um curta "muito pessoal", "Carta a V.", feito para o 60º Festival de Cannes, em 2007.
O filme é um "presente" para o filho primogênito, Vicente, que tem os primeiros contatos com o cinema registrados pelas lentes do pai.
A sessão em homenagem a Salles, na quarta, teria uma hora e 45 minutos, mas durou quase três horas e teve a presença de alguns dos entrevistados para o documentário sobre Kerouac, como o poeta beat Michael McClure e o filho de Neal Cassady (1926-1968), o Dean de "On the Road".
Antes e depois da exibição dos filmes de Salles e de trechos de obras anteriores, o cineasta foi entrevistado por um convidado surpresa, o mexicano Alejandro González Iñárritu ("Amores Brutos"). O diretor quis saber, entre outras coisas, se o diretor faria um filme em 3D -a resposta pode ser resumida como um "não"- e como vê o cinema brasileiro atual.
"Passamos por um momento interessante nos anos 90, quando estávamos saindo de uma era negra e havia certa unidade [nos filmes]. Todos tentavam responder de onde viemos, quem somos e para onde vamos. Essa unidade você encontra hoje no cinema argentino, o mais forte da América do Sul."
Pressionado para citar nomes atuais, Salles respondeu que "há muitos estreantes vindo neste ano" e citou o "extraordinário" longa "Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos", produzido por Cacá Diegues e dirigido por cinco iniciantes, que deve estrear em Cannes, em maio. (CF)


Texto Anterior: Salles expõe crise dos independentes
Próximo Texto: Municipal do Rio é reaberto após 2 anos de reforma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.