São Paulo, domingo, 01 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

"Pai" de festa cria franquias pelo mundo

DA REPORTAGEM LOCAL

O festival que inspirou a Flip, o britânico Hay-on-Wye, no País de Gales, vem espalhando "franquias" pelo mundo. A idéia já foi vendida para as cidades de Segovia e Granada (Espanha), além de Cartagena e Bogotá (Colômbia).
Já em sua 20ª edição, o festival britânico, que acontece anualmente entre maio e junho, foi pioneiro no formato que busca aproximar o escritor do público-leitor.
Diferenciando-se das grandes feiras, como Frankfurt e Londres, de perfil mais comercial, Hay-on-Wye promove palestras, leituras e performances. O evento não se limita às letras e acolhe também cineastas, músicos, atores e até políticos.
O ex-candidato à Presidência dos EUA e ativista ambiental já passou por lá, assim como o ex-presidente Bill Clinton, que, em sua participação, criou uma descrição lapidar do evento: "Hay-on-Wye é o Woodstock da mente".
No Brasil, a Flip já criou filhotes. Na onda do sucesso do formato de Paraty, surgiram outras festas. O Fórum das Letras de Ouro Preto (Flop), que terá sua terceira edição neste ano, na cidade histórica mineira, e a Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), em setembro. Em São Paulo e no Rio, a Flap se apresenta como evento alternativo à festa de Paraty, com entrada gratuita.


Texto Anterior: Flip consagra o escritor-celebridade
Próximo Texto: Bia Abramo: "Entrelinhas" fala de livros sem arrogância
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.