São Paulo, quarta, 1 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERDIDOS NO ESPAÇO
Ator da série de TV escreveu roteiro para episódio que reuniria todo o elenco 12 anos após sair do ar
Will Robinson tentou ressuscitar seriado

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
Editor-interino da Ilustrada

Em 1980, o ator Billy Mumy, o Will Robinson do seriado de TV, escreveu o roteiro para um episódio que reuniria todo o elenco original de "Perdidos no Espaço". Seria um "revival" da série, extinta em 1968, e o episódio teria o sugestivo nome de "O Epílogo".
Os outros atores da série foram contatados por Mumy e se entusiasmaram com a idéia, mas a receptividade dos produtores foi bem diferente. Irwin Allen, o criador do seriado, disse a Mumy: "Se algum dia a série ressuscitar, vai ser porque eu assim quis, e não porque você quer".
É fácil entender a reação de Allen ao tomar conhecimento do conteúdo do roteiro de Mumy. Nesse epílogo escrito pelo ator, a ação se passa 12 anos após o último episódio exibido pela TV e, nele, o robô está desativado por problemas técnicos, dr. Smith só reclama de dores no corpo e o major West tem um filho com Judy Robinson, mas também mantém um caso com sua cunhada, Penny. O rebelde Will Robinson sai de casa e vai viver sozinho no inóspito planeta.
Tudo muda quando uma nave de alienígenas cai próximo a Júpiter 2, e a família Robinson passa a ter a oportunidade de consertá-la e usá-la para retornar à Terra.
Quando eles estão partindo, no entanto, uma missão de aliens vem socorrer os tripulantes da nave acidentada e, ao encontrá-los mortos, extermina os Robinsons, crentes de que eles são os responsáveis pelas mortes.
Nada mais "trash", mas pelo menos seria uma maneira de dar um fim à série, que acabou tristemente num episódio corriqueiro, sem um "fecho" digno.
A proposta de Mumy não foi ao ar, mas vai ganhar uma versão em CD-ROM. E os fãs que quiserem comprar CD-ROMs, vídeos e DVDs da série podem visitar o site do Galactic Emporium (www.lostinspacetv.com/store).
No Brasil, a variedade de produtos sobre o tema é pequena. O mais recente lançamento é o livro com o roteiro do filme (editora Mercuryo, 174 páginas, R$ 23,80).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.