São Paulo, sábado, 1 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

A CANÇÃO DO SUL
SBT, 13h30. (Song of the South). EUA, 1946, 90 min. Direção: Wilfred Jackson/Harve Foster. Com Ruth Warrick, Bobby Driscoll, James Baskett. No Sul dos EUA, garoto encanta-se escutando as histórias do velho preto velho tio Remus. A parte de animação do filme (dirigida por Wilfred Jackson) e a mistura harmônica de seres reais e desenho animado são considerados pontos altos do filme.

TRINITY E CARAMBOLA
CNT/Gazeta, 18h.
(Carambola Filotto... Tutti in Buca). Itália, 1975, 98 min. Direção: Ferdinando Baldi. Com Paul Smith, Michael Coby. Como na série "Trinity", há a dupla de amigos no Oeste e há a comédia. Mas aqui o herói é Carambola. Trinity entra como uma espécie de licença poética no título brasileiro.

MARCADO PELA VIOLÊNCIA
Record, 20h.
(A Boy Called Hate). EUA, 1995, 95 min. Direção: Mitch Marcus. Com Scott Caan, James Caan, Elliot Gould e Missy Crider. Jovem rebelde mata estuprador e cai na estrada com a garota que salvou, fugindo da polícia.

AS NOITES DE ROSE
Bandeirantes, 21h30.
(Rambling Rose). EUA, 1991, 112 min. Direção: Martha Coolidge. Com Laura Dern, Diane Ladd, Robert Duvall. A iniciação sexual agradável de um jovem de 13 anos, nos braços de Rose, que trabalhava na casa de seus pais. Mas as decorrências não são tão agradáveis.

UM TIRA NO JARDIM DA INFÂNCIA
Globo, 21h40.
(Kindergarden Cop). EUA, 1990. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger, Penelope Ann-Miller e Linda Hunt. Policial tenta localizar traficante de drogas e, para se aproximar da mulher e do filho do criminoso, disfarça-se como professor na escola onde o garotinho estuda. Daí surgem todas as "gags", previsíveis, mas bem levadas.

NIMITZ: DE VOLTA AO INFERNO
Record, 22h.
(The Final Countdown). EUA, 1980, 104 min. Direção: Don Taylor. Com Martin Sheen, Kirk Douglas e Katherine Ross. Após sobreviver a uma estranha tempestade, militar volta no tempo e tem a oportunidade de salvar alguns navios capturados pelos japoneses na Segunda Guerra. Seu dilema é salvar os compatriotas ou deixar a história seguir seu caminho.

DE VOLTA ÀS AULAS
Cultura, 22h30.
(Kids Return). Japão, 1996, 107 min. Direção: Takeshi Kitano. Com Masanobu Ando, Ken Kaneko, Leo Morimoto. O reencontro de dois amigos dos tempos de escola -na época dos baderneiros terríveis- é o centro deste filme de Kitano, o mais prestigiado diretor japonês da atualidade, realizador de "Hana-Bi".

UM HOMEM DIFÍCIL DE MATAR
Bandeirantes, 23h30.
(Monte Walsh). EUA, 1970, 95 min. Direção: William A. Fraker. Com Lee Marvin, Jack Palance, Jeanne Moreau. Faroeste crepuscular, centrado em Monte Walsh, caubói clássico que os tempos modernos estão tornando dispensável. O diretor de fotografia William A. Fraker faz incursão bem aceita pela direção, desenvolvendo um bom tema e assessorado por elenco de primeira.

PROFISSÃO MULHER
CNT/Gazeta, 23h40.
Brasil, 1980, 90 min. Direção: Claudio Cunha. Com Simone Carvalho, Claudio Marzo, Lady Francisco, Patricia Scalvi. Buscas e frustrações, pessoais e profissionais, de quatro mulheres. Quer dizer, é um pouco mais safado e, ao mesmo tempo, mais sentimental que isso.

UM CASAL EM PECADO
Globo, 23h50.
(Linda). EUA, 1993. Direção: Nathaniel Gutman. Com Virginia Madsen, Richard Thomas, Ted McGienley. Linda, Paul, Stella e Jeff resolvem passar um fim-de-semana na praia. Linda e Jeff são amantes e decidem matar Stella e pôr a culpa em Paul. Paul então começa sua luta para provar que é inocente.

UM ESTRANHO EM MINHA PORTA
SBT, 1h.
(When a Stranger Calls Back). EUA, 1993, 94 min. Direção: Fred Walton. Com Carol Kane, Charles Durning, Jill Schoelen. Babá (Schoelen) ainda atormentada pelo sumiço de crianças de que se ocupava, cinco anos atrás, tem problemas adicionais, quando começa a ser assediada por um psicopata. O velho policial Durning volta a campo, disposto a ajudá-la.

O CURANDEIRO DA SELVA
Globo, 1h25.
(Medicine Man). EUA, 1992. Direção: John McTiernan. Com Sean Connery, Lorraine Bracco e José Wilker. Vivendo há anos na Amazônia, cientista fica irritado quando uma supervisora da empresa que financia sua pesquisa vai visitá-lo. Mas aí surge um carinho entre eles e blá blá blá...

DESEJOS DA AMBIÇÃO
Bandeirantes, 1h30.
(Ambitious Desire). EUA, 1992, 75 min. Direção: Charles Grey. Com Julie Strain, Kay Geboard. Quatro belas garotas fazem de tudo para subir na vida.

COMPLÔ CONTRA A LIBERDADE SBT, 2h35.
(To Kill a Priest). França/EUA, 1989, 117 min. Direção: Agnieszka Holland. Com Christopher Lambert, Ed Harris, Joss Ackland. Em Varsóvia, início dos anos 80, um padre toma a palavra para defender explicitamente o movimento Solidariedade. O governo polonês não o perdoará.

TV PAGA
A criação de um gênio

da Redação

Há "Conspiração Tequila" (HBO, 18h), "O Anjo Assassino" (Max, 22h45), "O Sol Enganador" (Eurochannel, 22h30), e "Suave É a Noite" (Telecine 3).
São filmes visíveis e bons, mas que não chegam à genialidade. O que não seria o caso de "Glória Feita de Sangue" (MGM, 12h).
É, sem dúvida, o mais contundente retrato já feito sobre a Primeira Guerra. O rosto de pedra de Kirk Douglas, a aspereza da montagem, som e fotografia fazem a obra-prima.
Mas a crítica, acostumada ao Stanley Kubrick de "2001", não reconhece sua genialidade. Ironicamente, esta criatividade é que levou sua carreira à "monotonia". Pois toda obra sua, por "pior" que seja, é ultra-cinema, muito acima de qualquer vulgaridade. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.