São Paulo, sábado, 1 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Evento da UFRJ e da Unesp-Araraquara traz debates sobre escritores portugueses que atuaram no país
"Rotas" traça elo entre Brasil e Portugal

da Reportagem Local

Um poeta português, que viveu um breve exílio entre nós, servirá de elo de ligação entre Brasil e Portugal. A obra de Jorge de Sena, poeta, romancista, ensaísta e tradutor português será o destaque de "Rotas Entrecruzadas", evento que reúne intelectuais brasileiros e portugueses.
O projeto, organizado pelo Seminário Permanente de Estudos Portugueses da UFRJ e o Centro de Estudos Portugueses da Unesp de Araraquara, promoverá, entre os dias 25 e 27 de agosto, no Rio de Janeiro, e 30 de agosto e 2 de setembro, em Araraquara, São Paulo, debates e conferências sobre literatura portuguesa e sobre a obra de escritores portugueses que atuam ou atuaram no Brasil.
Jorge de Sena, que se auto-exilou no Brasil em 59 fugindo do salazarismo, foi um dos mais importantes autores portugueses a se radicarem no país. O poeta viveu na Bahia, em Assis (SP) e terminou por se estabelecer em Araraquara, onde deu aulas até 65.
Naquele ano, foi obrigado a partir para um novo exílio, devido ao regime militar que se instaurou no país. Sena foi morar, então, nos EUA, onde lecionou literatura portuguesa na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.
Sena foi autor de ensaios, livros de contos, como "Antigas e Novas Andanças do Demônio", peças, como "O Indesejável", traduziu poemas de Emily Dickinson, mas se destacou pela produção poética, em obras como "Metamorfoses". Há 20 anos o poeta morreu. A efeméride serviu como "pretexto" para a realização de "Rotas Entrecruzadas", diz a professora da UFRJ Gilda Santos, uma das organizadoras do evento.
"A data foi uma oportunidade de falar, não apenas de Sena, mas também de outros escritores que se estabeleceram no Brasil", diz.
São escritores como Jaime Cortesão e Eduardo Lourenço, autores de textos ensaísticos, e Ernesto de Melo e Castro, criador de poemas visuais na linha concretista, que participará de um debate em Araraquara.
No Rio, o evento terá apenas mesas-redondas, que contarão com a presença de nomes como Eduardo Prado Coelho, comissário para o Livro Português no Brasil, Cleonice Berardinelli, professora da PUC-RJ, com vasto trabalho sobre Fernando Pessoa, e a viúva de Jorge de Sena, Mécia de Sena.
Em Araraquara estão previstos, além de debates e palestras, diversos outros eventos.
As principais atrações são um espetáculo musical com Wagner Tiso e a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro e uma mostra organizada pelo poeta e artista plástico português Fernando Lemos. Nesta mostra, patrocinada pelo Sesc, serão mostrados manuscritos e fotos de escritores portugueses que viveram no Brasil.
O evento acontece no Real Gabinete de Leitura Portuguesa, no Rio, e no campus de Araraquara da Unesp. Mais informações nos tels. 021/239-4452 (Rio) e 016/ 232-0496 (Araraquara).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.