São Paulo, sábado, 1 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD-ROM
Sofia passeia por mundo filosófico multimídia


MARIA ERCILIA
do Universo Online

A jornada filosófica de Sofia, um dos best sellers mais improváveis desta década, volta ao Brasil em CD-ROM.
E surpreende de novo: é uma boa obra de referência sobre filosofia e um trabalho elaborado, de qualidade superior à maioria das adaptações multimídia.
O CD-ROM se inicia com um convite a entrar em Dyaus, um "universo filosófico". Alberto Knox, o guia do livro, e Sofia se materializam por meio de caixas de diálogo, conversando com o leitor. A partir daí, começa uma viagem por 20 cenas, cada uma tratando de um tema filosófico, ligadas por uma frouxa estrutura narrativa.
Para sair de uma cena e entrar na outra, é preciso resolver quebra-cabeças.
Além de Sofia e Alberto, um ajudante em forma de mosquito aparece em várias cenas -uma referência a Sócrates, que dizia querer cutucar a ignorância dos atenienses, como um mosquito.
Se as primeiras três ou quatro cenas parecem um pouco forçadas, não desanime. Daí para a frente, elas melhoram muito.
Se você interromper a leitura antes de terminar as 20 cenas, não deixe de encerrar a sessão no botão de saída, a fim de retomar a leitura no ponto em que parar, em vez de passar novamente por todos os quebra-cabeças.
Mas a jornada de Sofia é apenas uma parte do CD. Passe o mouse na parte superior da tela e será revelada uma linha do tempo, que dá acesso a uma enciclopédia de filosofia.
Ao final da linha do tempo, um diagrama mostra as ligações e divergências entre diversas correntes filosóficas, dos gregos até hoje.
Dois em um
"O Mundo de Sofia", o livro do norueguês Jostein Gaarder, foi criticado por simplificar excessivamente idéias filosóficas.
A parte narrativa do CD é semelhante ao livro nisso -por outro lado, sua estrutura de enigma consegue capturar a atenção do leitor e dar a sensação de que realmente ele está "resolvendo" as questões propostas.
Já a enciclopédia de filosofia é concisa, mas correta, sem simplificações paternalistas.
O cuidado no desenvolvimento das cenas é impressionante -alguma são feitas em vídeo sobre um cenário em três dimensões.
Há um castelo de Lego para explicar a teoria dos átomos, uma gravura antiga para explicar os quatro elementos e assim por diante.
"O Mundo de Sofia" é, na verdade, dois CD-ROMs em um. "Dyaus", o jogo, é uma introdução a temas e questões filosóficas básicas, aquele tipo de pergunta que criança faz -"Quem sou eu?", "De que é feito o mundo?" etc-, e a enciclopédia/linha do tempo é uma excelente referência para estudantes e curiosos.

CD-ROM: O Mundo de Sofia Lançamento: Melhoramentos e Companhia das Letras Quanto: R$


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.