São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2005

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MODA

Manual de Sue Jenky Jones aborda desde a concepção da roupa até o desfile

"Fashion Design" ensina moda sem esnobismo nem idealizações

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

Com a expansão dos negócios e das escolas de moda no Brasil, também a demanda de livros sobre o assunto tende a crescer no país. Até agora, porém, as editoras seguem muito tímidas nessa área, com raros lançamentos de obras inteligentes, relevantes e atualizadas.
"Fashion Design - Manual do Estilista", da britânica Sue Jenky Jones, é uma dessas obras significativas e úteis. O livro está sendo lançado neste mês no Brasil e deve se tornar um dos volumes de cabeceira dos estudantes e de outros interessados. Trata-se de um guia bastante completo sobre todo o processo da moda, desde a concepção das roupas até a produção dos desfiles.
Jones é estilista e conferencista na Saint Martins, a famosa escola de arte e design de Londres. Sua linguagem é didática e objetiva, sem esnobismos, o que foi preservado na boa tradução (apesar do afetado título em inglês da edição brasileira). A autora está escrevendo para futuros profissionais do ramo, não para diletantes apenas. Está também preocupada em não idealizar o mundo da moda, alertando sempre sobre as determinações históricas e econômicas, o sistema do consumo, a geopolítica do comércio e as mudanças tecnológicas substanciais.
"Fashion Design", publicado pela primeira vez em 2002, foi inteiramente revisto por Jones para a nova edição, que vai chegar ao mesmo tempo às livrarias brasileiras, norte-americanas e britânicas. No Brasil, o livro tem 240 páginas e sete capítulos. O primeiro deles traz uma introdução à história e à linguagem das roupas. O segundo trata da confecção e do mercado. O terceiro aborda o corpo e as técnicas de desenho do modelo. O quarto cuida das cores e dos tecidos. O quinto é dedicado ao ateliê e aos cortes. O sexto e o sétimo são a respeito do projeto de final de curso dos alunos, da apresentação da coleção e do início da vida profissional.
O volume é repleto de ilustrações e diagramas, que exemplificam o texto e explicam procedimentos, tipos de roupas e métodos de trabalho. Há um glossário de termos técnicos, bibliografias, dicas de websites, informações sobre fábricas, lojas, escolas, instituições e eventos mundiais, sem falar no fundamental índice onomástico. A publicação bem cuidada é da Cosacnaify, uma das editoras que mais têm se dedicado aos livros de moda.
Mas o livro não fala da moda no Brasil. Há apenas uma referência a Carlos Miele, citado como estilista brasileiro entre parênteses, mas como grife americana pela autora, por causa de sua loja em Nova York. A editora poderia ter acrescentado um capítulo sobre a moda no país, para deixar ainda mais completa a publicação.


Fashion Design - Manual do Estilista
    
Autora: Sue Jenkyn Jones
Tradução: Iara Biederman (revisão técnica de Leusa Araujo)
Editora: Cosacnaify
Quanto: R$ 98 (240 págs.)


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