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MODA
Manual de Sue Jenky Jones aborda desde a concepção da roupa até o desfile
"Fashion Design" ensina moda sem esnobismo nem idealizações
ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA
Com a expansão dos negócios
e das escolas de moda no
Brasil, também a demanda de livros sobre o assunto tende a crescer no país. Até agora, porém, as
editoras seguem muito tímidas
nessa área, com raros lançamentos de obras inteligentes, relevantes e atualizadas.
"Fashion Design - Manual do
Estilista", da britânica Sue Jenky
Jones, é uma dessas obras significativas e úteis. O livro está sendo
lançado neste mês no Brasil e deve
se tornar um dos volumes de cabeceira dos estudantes e de outros
interessados. Trata-se de um guia
bastante completo sobre todo o
processo da moda, desde a concepção das roupas até a produção
dos desfiles.
Jones é estilista e conferencista
na Saint Martins, a famosa escola
de arte e design de Londres. Sua
linguagem é didática e objetiva,
sem esnobismos, o que foi preservado na boa tradução (apesar do
afetado título em inglês da edição
brasileira). A autora está escrevendo para futuros profissionais
do ramo, não para diletantes apenas. Está também preocupada em
não idealizar o mundo da moda,
alertando sempre sobre as determinações históricas e econômicas, o sistema do consumo, a geopolítica do comércio e as mudanças tecnológicas substanciais.
"Fashion Design", publicado
pela primeira vez em 2002, foi inteiramente revisto por Jones para
a nova edição, que vai chegar ao
mesmo tempo às livrarias brasileiras, norte-americanas e britânicas. No Brasil, o livro tem 240 páginas e sete capítulos. O primeiro
deles traz uma introdução à história e à linguagem das roupas. O
segundo trata da confecção e do
mercado. O terceiro aborda o corpo e as técnicas de desenho do
modelo. O quarto cuida das cores
e dos tecidos. O quinto é dedicado
ao ateliê e aos cortes. O sexto e o
sétimo são a respeito do projeto
de final de curso dos alunos, da
apresentação da coleção e do início da vida profissional.
O volume é repleto de ilustrações e diagramas, que exemplificam o texto e explicam procedimentos, tipos de roupas e métodos de trabalho. Há um glossário
de termos técnicos, bibliografias,
dicas de websites, informações
sobre fábricas, lojas, escolas, instituições e eventos mundiais, sem
falar no fundamental índice onomástico. A publicação bem cuidada é da Cosacnaify, uma das editoras que mais têm se dedicado
aos livros de moda.
Mas o livro não fala da moda no
Brasil. Há apenas uma referência
a Carlos Miele, citado como estilista brasileiro entre parênteses,
mas como grife americana pela
autora, por causa de sua loja em
Nova York. A editora poderia ter
acrescentado um capítulo sobre a
moda no país, para deixar ainda
mais completa a publicação.
Fashion Design - Manual do Estilista
Autora: Sue Jenkyn Jones
Tradução: Iara Biederman (revisão técnica de Leusa Araujo)
Editora: Cosacnaify
Quanto: R$ 98 (240 págs.)
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