São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inquieto, Hervé This deixa as idéias no ar

JANAINA FIDALGO
DA REPORTAGEM LOCAL

Repleto de parafernálias eletrônicas e tubos de ensaio, o cenário prenunciava que aquela não seria uma palestra corriqueira sobre gastronomia. Natural, pois seria proferida por um físico-químico, o francês Hervé This, que nas últimas décadas tem se dedicado à gastronomia molecular -ciência que estuda os alimentos pelo viés da química e da física.
A uma platéia repleta de chefs, estudantes e interessados, This falou na última segunda, na Universidade Anhembi-Morumbi, por quase três horas, sem parar. A idéia era explanar sobre a gastronomia molecular, focando os três temas das edições especiais da "Scientific American Brasil": a física e a química na cozinha, a nova fisiologia do gosto e as novas técnicas do fazer culinário.
Hipercinético, em muitos momentos, interrompia o raciocínio já à procura do próximo, deixando idéias inconclusas a pairar e a retumbar na cabeça de quem tentava acompanhá-lo. Era como se as palavras não se ordenassem na mesma velocidade do pensamento.
É evidente que em uma palestra seria impossível elucidar os meandros de uma ciência tão ampla. Nem era a proposta. Esperava-se, porém, recursos para aproximar-se dos conhecimentos que começam a mudar os rumos do ato de se alimentar.


Texto Anterior: Bom e barato: Com jeito de bar, Pita Kebab tem cordeiro feito na grelha
Próximo Texto: Bebida: Chile faz da carmenére cepa emblemática
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.