São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotos de Cross estão em mais de cem discos

FREE LANCE PARA A FOLHA

Nascido na Irlanda, Brian Cross, 37, foi morar em Los Angeles no final dos anos 80 para estudar arte. Fascinado pelas ruas da cidade, começou a fotografá-las com olho estético, mas logo percebeu algo diferente acontecendo naquelas mesmas ruas. Era a cultura hip hop.
Passou a freqüentar as festas e os shows e deixou toda a afetação teórica de seu trabalho para trás. Imerso em uma cultura que passava longe dos milhões de dólares do gangsta angeleno, gênero que viveu seu auge no início da década passada, Cross escreveu o livro "It's Not about a Salary: Rap, Race and Resistance in Los Angeles", sobre a origem histórica daquele hip hop.
Desde então tornou-se um dos fotógrafos mais requisitados da cena, cujos trabalhos mais conhecidos são ao lado do DJ Shadow -é dele, por exemplo, a capa do clássico "Endtroducing", de 1996, e o clipe de "Midnight in a Perfect World", do mesmo disco. Além disso, fez mais de cem capas de discos, em sua maioria de hip hop, para nomes como Mos Def, Kool Keith, Q-Tip, RZA, Blackalicious e Madlib.
Ao lado de Eric Coleman, é também proprietário da produtora Mochilla.
(AM)


Texto Anterior: Batidas perfeitas
Próximo Texto: Exposição: Casa das Culturas investiga arte nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.