São Paulo, segunda, 2 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Black Power

O astro da NBA Shaquille O'Neal é um super-herói negro em "Aço" MARIANE MORISAWA
da Redação

Foi-se o tempo em que os negros apareciam apenas nos filmes de protesto ou sobre escravos. Vários atores negros têm se destacado nos últimos tempos -Denzel Washington, Morgan Freeman-, ganhando papéis principais em grandes produções.
Mas, depois do sucesso de "Falando de Amor" ("Waiting to Exhale"), com Whitney Houston e Angela Bassett, têm chegado ao cinema e ao vídeo vários filmes que não só contam com personagens principais negros como são voltados quase exclusivamente a um público afro-americano.
A indústria parece ter percebido o potencial do mercado de filmes simples sobre o dia-a-dia dos negros. Por isso, no lugar de abordarem temas sérios como conflitos raciais e brigas entre gangues, as produções são comédias, rasgadas ou românticas, e aventuras envolvendo personagens afro-americanos. Muitas vezes, elas se assemelham muito aos seus similares com atores brancos.
É o caso de "Entre o Amor e o Ódio" e de "Aço", que são lançados em vídeo no país.
O primeiro é uma comédia levemente romântica, dirigida e protagonizada pelo astro da TV e da música Martin Lawrence.
O segundo não tem só atores negros, mas aponta uma outra vertente: a descoberta pelo cinema dos super-heróis negros. Em "Aço", baseado em personagem dos quadrinhos, o salvador é o astro da NBA Shaquille O'Neal. Ao filme se juntará "Spawn", também originado nas HQs, que estréia no Brasil em 13 de fevereiro.
"Aço" e "Entre o Amor e o Ódio" entram na mesma categoria da comédia "Ricas e Gloriosas" e do romance "Um Anjo em Minha Vida" -também com Whitney Houston e Denzel Washington.
Porém, no Brasil, os dois filmes recebem o mesmo tratamento de três recentes produções de Spike Lee, indo diretamente para as videolocadoras.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.