São Paulo, terça, 2 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

HOMENS DA MONTANHA
Bandeirantes, 13h. (The Mountain Men). EUA, 1980, 95 min. Direção: Richard Lang. Com Charlton Heston, Brian Keith, Stephen Macht, Victoria Racimo. Nas Montanhas Rochosas, por volta de 1830, índios e caçadores de peles vivem em boa paz, ao menos até que a filha do cacique Olho de Águia se apaixone por Charlton Heston. O chefe mata Keith, amigo de Heston, e as coisas azedam.

FÉRIAS EM ALTO-ASTRAL
SBT, 13h50.
(Camp Nowhere). EUA, 1994, 95 min. Direção: Jonathan Price. Com Christopher Lloyd, Jonathan Jackson. Para escapar do acampamento de férias anual, na verdade um acampamento militar, garotos resolvem criar seu próprio camping, com a ajuda de um atrapalhado professor de teatro (Lloyd).
²
A FERA DO MAR
Globo, 15h20.
(Der Seewolf). Alemanha Ocidental, 1972. Direção: Wolfgang Staudte. Com Edward Meeks, Raimund Harmstorf. Crítico literário e náufrago, Meeks é resgatado do mar por comandante de pesqueiro. Breve, ele preferirá ter ficado na água mesmo, já que a brutalidade extrema parece ser o atributo mais positivo. O conflito entre os dois homens torna-se inevitável.
²
O MANÍACO
Bandeirantes, 21h30.
(Maniac). EUA, 1980, 85 min. Direção: William Lustig. Com Joe Spinell, Caroline Munro. O maníaco do título é um especialista em matar mulheres e, depois, arrancar seus escalpos. As referências confirmam tudo de pior que se possa imaginar. Destaque para a beleza cafajeste de miss Munro.

INTERCINE 1
Globo, 23h55.
Vai ao ar o mais votado pelos espectadores, entre "Em Busca do Passado" (1995, de Betthany Rooney, com Frances Fisher, Corrie Clark) e "O Exterminador da Máfia" (1992, de Bobby Roth, com Louis Gossett Jr., Peter Coyote).
²
INTERCINE 2
Globo, 1h45.
Na segunda sessão, a disputa se dá entre "Ata-me" (Espanha, 1989, de Pedro Almodóvar, com Victoria Abril, Antonio Banderas) e "Intruder A-6 -Um Vôo para o Inferno" (1990, de John Milius, com Danny Glover, Willem Dafoe).
²
MISTERIOSA PAIXÃO Bandeirantes, 2h05.
(Devotion). EUA, 1995, 85 min. Direção: Rob Spera. Com Jane Daniels, Johnny Gardella. Bela e atormentada jovem recorre a terapia estilo vidas passadas. Como estamos na sessão da madrugada da Bandeirantes, é lógico que o essencial será seu reencontro com amantes de outras eras.


TV PAGA
Truffaut, o rebelde

da Redação

O que mais chama a atenção em "Jules e Jim - Uma Mulher para Dois" (Eurochannel, 2h30), ainda hoje, é sua capacidade de conciliar encanto e imperfeição.
O amadorismo de certas cenas não interrompe nosso prazer. Antes, o revigora, o perpetua. É como se o fundamento das imagens de François Truffaut viesse do prazer de filmar, nunca da perfeição do filmado.
Esse prazer juvenil nos arrasta para dentro da história de paixão de dois homens por uma mesma mulher, que é Jeanne Moreau, que também não é perfeita, contenta-se em ser muito especial.
Esse prazer e essa imperfeição dão o toque de uma época rebelde, em que a juventude começava a revolver os valores do passado. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.