São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

STV reprisa programas sobre Will Eisner

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O canal de TV paga STV exibe, no próximo sábado, o primeiro dos três episódios da série de documentários "Will Eisner - Profissão: Cartunista", dirigida por Marisa Furtado e Paulo Serran.
Batizado de "Spirit", o programa é quase inteiramente dedicado ao personagem homônimo e mais famoso de Eisner, que morreu aos 87 em 3 de janeiro último.
Criado na segunda metade da década de 30, como um encarte para o grupo Quality Comics, o herói mascarado, alter ego do detetive Danny Colt, era uma ferramenta para que o autor experimentasse os limites da linguagem e da temática dos quadrinhos.
Publicadas em três grandes fases -dos anos 30 aos 40; do pós-guerra a 52; e a partir dos 70, pela Kitchen Sink Press, com colaborações de outros artistas-, as histórias de "Spirit" influenciaram quadrinistas nos diversos cantos do mundo. E o documentário mostra isso, com depoimentos (ou declarações de amor) de nomes como Jerry Robinson, criador do Coringa, Art Spiegelman, de "Maus", o francês Jano, além dos artistas brasileiros Ziraldo e Mauricio de Sousa.
O Brasil, aliás, tem destaque na produção, com imagens de algumas de suas seis visitas ao país e falas do quadrinista, nascido no Brooklyn, em NY, dizendo que sua "alma" era brasileira.
Lançado em 1999, "Will Eisner -°Profissão: Cartunista" é um dos mais aprofundados documentários sobre o autor já realizados. A partir das HQs originais de Eisner, os produtores criaram uma série de animações exclusivas com os personagens de "Spirit".
As outras duas partes do programa serão exibidas nos próximos dois sábados, dias 12 e 19, e retratam respectivamente a visão de Eisner sobre as "graphic novels", gênero que ajudou a consolidar, e sobre a produção e a linguagem técnica das HQs.


Will Eisner - Profissão: Cartunista - Spirit
Quando:
sáb., 5/3, às 21h (reprises nos dias 6, às 9h; 7, às 2h; 8, às 6h; 9; às 13h30; 10, às 8h30; 11, às 6h, no canal STV


Texto Anterior: Teatro: Projeto observa a dramaturgia atual com "olhos femininos"
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Os durões não merecem lágrimas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.