São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Especial revê Guerra das Malvinas

DA REDAÇÃO

O History Channel exibe hoje, 25 anos após o início da derrota argentina diante dos ingleses, "Malvinas - A Retirada", um documentário bem-feito, talvez quadrado demais, mas com o mérito de nos lembrar que, se há absurdos e irresponsabilidades por trás de todo conflito armado, no caso da disputa pelas ilhas a situação chega ao nível da aventura farsesca, delirante.
Parte de uma trilogia sobre a ditadura argentina (1976-1983), a produção se esforça para repassar os antecedentes históricos e econômicos da tentativa de retomada das Malvinas, que não duraria nem quatro meses e mataria centenas.
Estão lá: o descontrole na economia local, o início das pressões sociais e críticas internacionais pelo regime sangrento, a cooperação dos militares argentinos com os EUA de Reagan nas guerrilhas da América Central e, enfim, a decisão de enfrentar a Inglaterra.
Produzido no ano passado, o documentário traz depoimentos de toda a constelação de esquerda da Argentina que lutou contra a ditadura - sob novas luzes com o governo Kirchner- e que soube oportunamente investir em medidas para seguir julgando os criminosos da ditadura. O documentário é apresentado pelo ator Gaston Pauls, que interpretou um combatente nas Malvinas em "Iluminados Por el Fuego". (FLÁVIA MARREIRO)


MALVINAS - A RETIRADA
Quando:
hoje, às 21h
Onde: History Channel


Texto Anterior: Análise: Festival dá visibildade à pesquisa
Próximo Texto: Crítica: "Capote" ainda é uma história em andamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.