São Paulo, quinta, 2 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Central do Brasil' chega enfim ao Brasil

DENISE MOTA
da Redação

Estréia amanhã, em 13 cidades brasileiras, com 36 cópias espalhadas pelo país, "Central do Brasil", longa-metragem de Walter Salles que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim e rendeu a Fernanda Montenegro o Urso de Prata de melhor atriz no festival alemão de cinema.
Rio, São Paulo, Santo André, São José dos Campos, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Goiânia, Recife, Fortaleza, Belém e Vitória da Conquista (BA) conhecerão a fábula do encontro de Dora, uma professora aposentada (Fernanda Montenegro), e Josué (Vinícius de Oliveira), garoto solitário que se embrenha pelo Nordeste em busca do pai desconhecido, após a morte da mãe.
Filmado em nove semanas -no Rio, Ceará, Bahia e no vilarejo pernambucano de Cruzeiro do Nordeste (com 620 habitantes, a 322 km de Recife)-, o longa ainda recebeu o prêmio de melhor filme do Júri Ecumênico em Berlim.
"Central do Brasil" também foi apresentado na seção "Lançamentos" do Sundance Film Festival e teve seu roteiro premiado pelo Sundance Film Institute.
O filme, que custou US$ 2,9 milhões, é o terceiro longa de Salles. Vindo do documentário e da publicidade, o diretor de 41 anos também rodou "Terra Estrangeira" (95) e "A Grande Arte" (93).
Antes, ele se dedicou a documentários como "Socorro Nobre" (95), sobre a relação entre o artista plástico Frans Krajcberg e uma presidiária (que escrevia cartas na detenção e serviu de inspiração para a Dora de "Central").
Também transportado da realidade para as telas, o ator estreante Vinícius de Oliveira foi escolhido por Salles quando o cineasta passava pelo aeroporto Santos Dumont, no Rio. O garoto, de 10 anos, trabalhava como engraxate.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.