São Paulo, quinta-feira, 02 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COZINHA ILUSTRADA

MEDALHÕES DE FILÉ MIGNON À LA BORDELAISE

MARIE-FRANCE HENRY

Estamos este mês na região de Bordeaux, muito famosa por seus vinhos. Mas naõ é por essa razão que escolhi apresentar esta receita. É interessante o fato que um dos ingredientes no preparo é o tutano, matéria-prima pouco lembrada entre nós e que, na maioria das vezes, é utilizada no ossobuco italiano. O molho é bastante versátil e pode acompanhar vários outros ingredientes, como peixes, ovos, crustáceos, rins etc. Em qualquer cardápio, quando você encontrar a referência "à la bordelaise", deverá ser um molho à base de vinho (branco, para peixes e carnes brancas, e tinto para carnes vermelhas). Assim, com uma receita, você ganha mais outras tantas que quiser criar.

Ingredientes (para 4 pessoas)

4 medalhões de filé mignon de aproximadamente 200 g cada
4 ossos de canela de boi com tutano
100 g de échalote
1 litro de vinho tinto seco
500 ml de caldo de carne
1/2 ramo de alecrim picado miúdo
1 ramo de tomilho picado miúdo
100 g de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Embrulhar os ossos em gaze bem fina e deixar ferver por 20 min no caldo de carne. Retirar a moela dos ossos e reservá-la na geladeira. Coar o caldo. Em panela de aproximadamente 1,5 litro, "puxar" com 50 g de manteiga a échalote. Adicionar o caldo de carne e o vinho tinto. Mexer bem e acrescentar o tomilho e o alecrim. Deixar ferver em fogo baixo até que a mistura reduza de volume e fique 1/4 do conteúdo inicial. Temperar com sal e pimenta a gosto e, por fim, acrescentar a manteiga restante e reservar. Grelhar os medalhões.

Finalização

Momentos antes de servir, retirar o tutano da geladeira e cortar em pedaços. Colocar em cada prato a carne com o molho bem aquecido. Finalizar com tutano por cima de cada medalhão e servir imediatamente.


Marie-France Henry é proprietária do "La Casserole". A receita é de Antônio Jerônimo da Silva, chef do restaurante



Texto Anterior: Mundo Gourmet - Josimar Melo: Verbena dribla ambiente impessoal com boa cozinha
Próximo Texto: Artes Plásticas: "Cremaster" é cartada do Guggenheim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.