UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Projeto no Senado dá verba da TV ao cinema

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Projeto do senador Roberto Saturnino (PT-RJ), em discussão na subcomissão de cinema do Senado, estabelece que as empresas de TV apliquem 2% de seu faturamento bruto em produção audiovisual independente.
O senador diz que a proposta retoma a contribuição das TVs para o desenvolvimento do cinema nacional, que deveria figurar na medida provisória 2.228 (de setembro de 2001, sobre a gestão da indústria cinematográfica) e acabou sendo retirada do texto final, sob reação contrária das emissoras.
A proposta de Saturnino altera a original, que era de taxar em 4% a receita publicitária das TVs. Além da mudança do percentual de contribuição (para 2% do faturamento bruto), cai a previsão de formar um fundo com os recursos de todas as empresas.
O investimento poderia ser cumprido a critério de cada emissora, desde que obedecido o percentual.
"Pensar em recursos públicos orçamentários para o cinema é uma quimera", diz o senador.

CAMINHO DO SUL 1
Suzana Amaral acertou co-produção com a argentina Matanza Films, de Pablo Trapero ("El Bonaerense"), para filmar seu próximo longa, "Hotel Atlântico".

CAMINHO DO SUL 2
Com o acordo, locações e atores da Argentina serão incorporados ao roteiro. O orçamento total do projeto é de R$ 800 mil.


TOLERÂNCIA ZERO 1
Mensagem destacada pela organização da campanha SOS Cinearte, no Conjunto Nacional (SP): "Por que não acabam com a Cinemark?".

TOLERÂNCIA ZERO 2
Entre as manifestações, há críticas às próprias salas ameaçadas de fechamento. "Não quero que o Cinearte acabe, mas também quero um cinema melhor, moderno."

CAMINHO DO NORTE
"A Festa de Margarette", de Renato Falcão, é descrito como "uma pequena jóia silenciosa moderna" pelo 2º Tribeca Film Festival (NY, de 3 a 11 de maio), em que é o único brasileiro concorrente.



Texto Anterior: Outros lançamentos
Próximo Texto: Cinema/estréia - "Bicicletas de Pequim": Desejos e conflitos emergem na estranha nova China
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.