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ANÁLISE
Fotógrafo constrói heróis com estética expressionista e barroca
MICHEL GUERRIN
DO "MONDE"
Há 20 anos , a fotografia está
dividida entre a arte e o comércio, entre artistas que são
honrados por museus e criadores
de imagens que vendem seus talentos para clientes ricos, colaborando com a indústria da moda,
da publicidade, da imprensa, da
música. São raros aqueles que, como Richard Avedon, são celebrados dos dois lados.
Anton Corbijn é um astro da fotografia chamada comercial. O
rock é seu campo de jogo; o retrato, seu gênero predileto; o preto-e-branco, sua paleta. É preciso visitar o site do fotógrafo
(www.corbijn.co.uk) para compreender sua envergadura. A lista
de suas capas de discos é impressionante, assim como a dos retratos de astros que ele fez para revistas internacionais. Ao lado de Bowie, Nick Cave, R.E.M., Tricky ou
Metallica, encontramos o famoso
retrato em preto-e-branco do U2,
publicado em "The Joshua Tree".
Encontramos a arte de Corbijn
em seu livro monumental sobre o
U2, que conta a lenda do rock
através de imagens. Aqui, os personagens são mitificados. Obscuros, inatingíveis, eles envelhecem
lentamente, enraizados em um
cenário urbano ou natural. Corbijn fabrica heróis gravados na
história do rock usando uma estética que pertence primeiramente
à tradição. Ele reata com um expressionismo lírico e pictórico
-matérias escuras e contrastadas, viragens azuis ou marrons.
Inspira-se na energia da fotografia documental dos anos 50: fotos
granuladas, desfocadas no primeiro plano, personagens relegadas aos cantos. Entretanto, impõe
um estilo reconhecível, ao mesmo
tempo barroco e maneirista, de
um impacto inegável. Seu célebre
retrato de Miles Davis, com as
mãos que escondem a parte inferior do rosto do trompetista, é
sem dúvida o mais significativo.
Dar tudo ao astro é uma qualidade. É também um limite. Corbijn faz uma fotografia promocional, inscrevendo-se numa prática
longínqua das fotos de celebridades. Mas falta-lhe essa distância,
quase uma maldade, que é a marca de retratistas excepcionais como Avedon.
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