São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RAIO-X KAZUO OHNO

NASCIMENTO
Na cidade de Hakodate, região de Hokkaido, no norte do Japão, em 27 de outubro de 1906

VIDA
Em 1938, já formado em educação física e atuante como dançarino, foi convocado para servir no Exército japonês durante a Segunda Guerra, se tornando prisioneiro dos Aliados em 1945. Solto no ano seguinte, retoma os estudos de dança.

OBRA
Em 1949, apresenta seu primeiro espetáculo de dança moderna, em Tóquio. Junto a Tatsumi Hijikata, criou entre os anos 1950 e 1960 o butô, dança de vanguarda com fortes traços dramáticos que o consagraria mundialmente. Considerada uma de suas obras primas, "La Argentina Sho" é apresentada em 1977 pela primeira vez. Ohno também participou de filmes de Chiaki Nagano e escreveu três livros. Foi um dançarino ativo até o início dos anos 2000, já com mais de 90 anos.

NO BRASIL
Veio pela primeira vez ao país em 1986, apresentando "Mar Morto". Nos anos 1990, voltou duas vezes, passando por São Paulo, Rio, Brasília, entre outras cidades. Influenciou diversos dançarinos e dramaturgos brasileiros, como Antunes Filho, que o chamou de "guru".


Texto Anterior: Aos 103, morre bailarino Kazuo Ohno
Próximo Texto: Repercussão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.