São Paulo, quinta, 2 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

BRADDOCK - O SUPERCOMANDO
SBT, 13h. (Missing in Action). EUA, 1984, 101 min. Direção: Joseph Zito. Com Chuck Norris, Memmet Walsh. Após dez anos preso pelos vietnamitas, mesmo a guerra tendo acabado, o coronel Braddock consegue escapar. Mas, como digno eco de Rambo (o de "Rambo 2"), ele voltará sozinho para salvar a pátria.

STEEL SHARKS:
TUBARÕES DE AÇO
Bandeirantes, 13h.
(Steel Sharks). EUA, 1997, 94 min. Direção: Rodney McDonald. Com Gary Busey, Billy Dee Williams. Os Tubarões de Aço são uma equipe de elite que, munida de um submarino, tenta resgatar perito em armas químicas sequestrado por agentes inimigos. E quem será Rodney McDonald? O irmão do Ronald? Em todo caso, estamos no reino do "fast food".

CURTINDO A VIDA ADOIDADO
Globo, 15h55.
(Ferris Bueller's Day Off). EUA, 1986, 109 min. Direção: John Hughes. Com Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara. Estudantes matam aula para ter um dia inesquecível, numa Ferrari, passeando por Chicago. Broderick puxa essa mistura de comédia e aventura que garante a matinê.

SILVER NINJA
CNT/Gazeta, 21h30.
(Silver Ninja). 98 min. Direção: Don Kong. Com Harry Caine, Sam Yosida, Jim Gross. Depois que tem dois agentes mortos pela terrível organização Ninja Negro (ligada ao tráfico de armas), a Interpol apela: chama seus Silver Ninjas, a tropa de elite capaz de resolver qualquer problema no braço.

NEM FREUD EXPLICA
Bandeirantes, 21h30.
(Inside Monkey Zetterland). EUA, 1992, 93 min. Direção: Jefery Levy. Com Steven Atnin, Katherine Helmond, Patricia Arquette. Problemas de um jovem roteirista que, além de tentar fazer decolar sua carreira, tem de enfrentar as trapalhadas envolvendo a família (mãe em particular) e amigos. Comédia.

INTERCINE
Globo, 1h15.
Será exibido "O Preço da Vaidade" (1995, de Peter Werner, com Sela Ward, Ron Silver) ou "Muito Mais Forte que o Sangue" (1993, de Michael Dinner, com Peter Strauss, Rachel Ticotin).

DOCE INOCÊNCIA
Globo, 2h35.
(Bloodhounds of Broadway). EUA, 1989, 93 min. Direção: Howard Brockner. Com Matt Dillon, Madonna, Jennifer Grey, Julie Hagerty, Rutger Hauer. Tem muito mais gente no elenco, inclusive uma pequena participação do escritor William Burroughs. Pelo elenco e pela idéia, seria de esperar uma obra-prima, já que o documentarista Brockner, baseado em textos de Damon Runyon, efetua um retorno aos anos 20, a fim de mostrar a Broadway oculta: um mundo de gângsteres, prostitutas, vigaristas de vários tipos. Vale uma espiada (quem estiver acordado).

A GATINHA E O LOBO
Bandeirantes, 3h.
(The Pamela Principle). EUA, 1992, 92 min. Direção: Toby Phillips. Com J.K. Dumont, Veronica Cash, Troy Donahue. Um desenhista de moda em crise de meia-idade conhece e imediatamente se apaixona por Pamela, modelo de 20 anos. Depois que a mulher o manda embora de casa, o homem terá problemas para se adaptar ao estilo de vida da jovem.

TV PAGA
Vôo cego

da Redação

Se faltasse algo para demonstrar que o Bravo Brasil é o canal com maior sensibilidade para filmes clássicos, a exibição de "O Criado" (às 21h30), de Joseph Losey já seria suficiente para encerrar discussões.
Ou quase, já que o Telecine 5 às vezes também põe as mangas de fora. Hoje, vem com "A Marca da Maldade" (20h10), de Orson Welles.
Uma coisa, porém, é certa: mesmo no conjunto, os canais de TV paga não chegam a formar uma visão de cinema. Não uma coisa tipo "Cinemateca Francesa". Algo mais modesto, porém eficaz, como a antiga "Sessão da Tarde" da Globo.
Resultado: o cinema é tratado como mercadoria e, cada vez mais, visto como mercadoria pelos espectadores. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.