São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO/CRÍTICA

Artista tira o pó do samba em "Intérprete"

DA REPORTAGEM LOCAL

O samba pontudo sempre foi a casa de Jair Rodrigues, fosse nos momentos mais felizes (em especial a fase samba-jazz dos 60) ou nos menos certeiros (dos 80 em diante, quando, abandonado pela MPB, passou a gravar quase só obscuridades).
Artista sempre mais de povo que de gabinete, Jair viveu assim até a estrutura nepotista da gravadora Trama trazê-lo de volta a produções e repertório mais sofisticados, nos braços amigos de seus filhos, dos de Elis Regina e dos de Wilson Simonal.
Tal fase se alicerçou numa reabertura de leque, e este "Intérprete" é a obra mais elaborada do novo Jair. Boa parte do crédito deve ser dada ao produtor e filho Jair Oliveira, que desconstrói o pendor do pai por formas e fórmulas nada sutis de samba, numa tentativa ainda tênue de modernizá-lo.
O samba ainda respinga por cada fresta de respiração do vozeirão, mas repertório e participações além-samba dão vestes novas a Jairzão, tão elegantes quanto as que ele usa nas fotos do CD.
Não acerta sempre, e o choque permanece -Jair é tradição, nos ares mais pesados do termo. "Arrastão", standard de Elis Regina que ninguém se atrevia a retocar, prova e comprova. É música antiga, regravada como tal.
O que não é antigo é Jair peitar de frente um status de porta-voz do subsolo da MPB, num diálogo provável com o subsolo fértil de público sem acesso ao circuito principal, que o tem levado sempre adiante. É para todos esses que Jair canta, cada dia mais.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)

Intérprete    
Artista: Jair Rodrigues
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 19,90 (sugerido pela Trama)



Texto Anterior: Música: Jair lança novo disco em moto-contínuo
Próximo Texto: Memória: Morte de Hampton cala vibrafone
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.