São Paulo, sexta-feira, 02 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Ed Motta faz show com sofisticação e pop

DA REPORTAGEM LOCAL

Ed Motta é uma figura ímpar. Mais do que seu corpanzil e seu visual com mais cabelos no queixo do que na cabeça, chama atenção sua carreira musical, desde cedo um sucesso radiofônico -primeiro com um pop que tinha funk e soul music, depois com sua guinada para o jazz e o experimentalismo- e de crítica.
No show da turnê de seu último álbum, "Poptical" (2003), que a TV Cultura exibe na madrugada de sábado, à 1h30, dentro do programa "Imagem do Som", o sobrinho de Tim Maia mostra que encontrou um bom termo entre a sofisticação instrumental, sua habilidade vocal e uma sonoridade pop, bastante acessível.
O repertório passa por todas as fases de sua carreira, incluindo a de vocalista da Conexão Japeri, no final da década de 1980, de onde saíram os hits "Manoel" e "Vamos Dançar". A banda - Rafael Vernet (teclados), Alberto Continentino (baixo), Renato Massa (bateria) e Paulinho Guitarra, no instrumento de seu apelido- é afiada e competente. Os cenários "vintage" são sóbrios, mas deveras apropriados ao som, que tem um registro cristalino, de tal forma ajustado ao palco e à banda que a participação da platéia fica escondida em segundo plano.
A lista do programa da Cultura -que possui apenas metade das canções que estão no DVD do show, lançado pela Trama- privilegia as músicas mais dançantes do repertório, deixando de fora, por exemplo, os momentos de Motta ao teclado, como em "Coincidência" e "My Rules".
Assim, o programa ganha um tom ainda mais pop, quase uma coleção de hits. "Tem Espaço na Van" (com letra de Seu Jorge) é seguida de "Fora da Lei", parceria com Rita Lee (repetida em "Colombina", também no roteiro). "Manoel" antecede "Vamos Dançar", ambas executadas de forma menos espalhafatosa do que suas versões originais.
E há a voz de Ed Motta, se impondo em variados timbres.
(MARCO AURÉLIO CANÔNICO)

Imagem do Som - Ed Motta
Quando:
amanhã, à 1h30, na Cultura


Texto Anterior: Coleção Folha: As populares "Quatro Estações" do italiano Vivaldi são destaque em CD
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Mar - Personagem de Sylvio Pinto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.