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CDS
MÚSICA
Sai no Brasil "Everything Ecstatic", do produtor inglês Kieran Hebden
Four Tet traz eletrônica com influência de jazz e hip hop
ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL
Quem freqüentou a última -e
única- edição paulistana do festival espanhol Sónar, em 2004, deve se lembrar de uma atmosfera
"mágica" que tomou um dos auditórios do Instituto Tomie Ohtake no último dia do evento. O lugar estava lotado, e as pessoas vibravam, todas no mesmo ritmo,
acompanhando os efeitos e as
nuances sonoras que se alternavam entre momentos ora jazzísticos, ora de uma leveza flutuante.
Conduzindo essas sensações estava o franzino inglês Kieran Hebden, que, sob o codinome Four
Tet, fez uma performance "tocando" um laptop. A boa notícia é
que acaba de chegar ao Brasil seu
novo disco, "Everything Ecstatic".
Em seu quarto CD, o ex-guitarrista da banda de pós-rock Fridge
aprofunda as experimentações
eletrônicas e, apesar disso, muitas
vezes soa mais orgânico, acentuando as influências de jazz,
também presente nos anteriores.
"Uma das intenções desse disco
era refletir a euforia e a excitação
de quando se está ouvindo free
jazz", disse Hebden à Folha por
telefone. "Gosto de músicos como
John Coltrane e quis trazer essa
atmosfera para meu álbum."
Se a bateria desordenada do free
jazz marca faixas como "Sun
Drums and Soil", é graças às técnicas de "colagens" sonoras do
hip hop que Hebden constrói sua
música. O inglês aprendeu isso
com alguns dos mais criativos
produtores do estilo atualmente
-entre eles, os americanos Madlib, DJ Shadow e Prefuse 73
-não por acaso, todos têm o jazz
como uma de suas referências.
"Basicamente, meu jeito de fazer música vem do hip hop. Especialmente de trabalhos de Madlib
e Prefuse 73. Fazemos as coisas de
maneira similar, temos idéias parecidas", afirma Hebden. "Eles
realmente me impactaram."
Mas não é só com a produção
"cabeça" do hip hop e do jazz que
Hebden se identifica. Ele também
tem seu lado mais pop.
Festinha
"Gosto da experiência de discotecar em clubes, quando toco
electro e tecno", diz o inglês. Acho
importante um produtor saber fazer música dançante. É bom para
refrescar a mente ou, de outra
maneira, você só faz canções para
as pessoas ouvirem na cama."
Nessa linha, destaca-se a ensolarada "Smile Around the Face",
uma música para festinha de fim
de tarde que lembra faixas do disco "Screamadelica", da banda britânica Primal Scream.
Além de todas essas vertentes,
Hebden também flerta com o
pós-rock -de seu passado no
Fridge-, principalmente quando toca vibrafone, como em
"High Fives".
"Dificilmente toco quando produzo. Estou mais interessado em
encontrar samples em determinados discos, filmes, para editar novas músicas", fala ele. "Realmente
gosto de usar o computador como um grande instrumento."
A paixão de Hedben pelas máquinas começou quando ele ainda era integrante do Fridge, no
colégio. Nessa época, trocou a
guitarra pelo computador.
"O computador me permitiu fazer coisas completamente diferentes do que tinha ouvido antes",
lembra. "Era legal tocar guitarra,
mas é muito mais difícil fazer algo
soar diverso com ela", acredita.
Foi assim que, além do projeto
eletrônico Four Tet, nasceram colaborações, como a parceria com
o baterista Steve Reed, o disco
"Spirit Walk", que acaba de sair
na Europa, e uma coletânea de remixes que Hebden está fazendo
para o selo alemão DJ Kicks.
Ambos não têm lançamento
previsto no Brasil, mas Hebden
quer fazer um show aqui. "Quero
ir a São Paulo e talvez ao Rio. Aí é
Carnaval e aqui, da minha janela,
está tudo cinza..."
Everything Ecstatic
Artista: Four Tet
Lançamento: Domino/Slag Records
Quanto: R$ 25
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