São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

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ERIKA PALOMINO

NEO-SENSUALISTAS ESTÃO POR TODA PARTE

Já ouviu falar dos neo-sensualistas? Quer coisa mais pós 11 de setembro do que valorizar os sentidos? A tendência já havia sido detectada no final dos anos 90 por Ilse Crawford em seu livro "Sensual Home". E seus seguidores batizados de neo-sensualistas. Valorizar as sensações -das mais puras às mais complexas- entrava na pauta do dia-a-dia das cidades. Naquele período, o principal foco irradiador de uma nova ideologia, associada à moda e ao estilo de vida, passou a ser a revista "Elle Décor" inglesa, então editada por Crawford. De lá para cá, ela atuou também como vice-presidente da linha casa da Donna Karan e, depois, editora da revista "Bare". Consultora especializada em design e bem-estar, Ilse Crawford estará no Brasil para o Conad 2002, Congresso Nacional de Design de Interiores, entre 12 e 14 de junho, em São Paulo (informações pelo tel. 0/ xx/11/3064-6990, na Associação Brasileira de Design, com Ricardo Botelho). Ela falará de como a moda influencia a criação e cristaliza conceitos, e quais concessões, em nome da moda, o design deve fazer em benefício da qualidade de vida. Achou muito específico? Não é não. Os neo-sensualistas estão em toda parte. Vivemos a era do culto aos sentidos.

O INSPIRADOR JAPONÊS CORNELIUS

Cornelius é o nome do projeto de um jovem japonês, Keigo Oyamada, que tem seu CD "Point" lançado por aqui pela Trama. Vale a pena conhecer, especialmente se você gosta de Kings of Convenience, Roysköpp, Avalanches, Beck e Moby (os dois últimos ele remixou). O tom aqui é superpoético e as músicas são no estilo dessa nova tapeçaria sonora composta de eletrônica, rock, folk, pop... A versão excepcional de "Aquarela do Brasil" em inglês é praticamente um bônus para a gente, deliciosa. O garoto é mesmo um talento. Aguce os ouvidos.

SUBA VIVE EM TRIBUTO, QUE BOM

E acaba de sair pelo selo Ziriguiboom a coletânea em homenagem ao produtor Suba, morto em 99 num incêndio em seu estúdio, responsável por "Tanto Tempo", a obra-prima sensorial de Bebel Gilberto. O "Suba Tributo" traz gravações inéditas dele, bem como colaborações póstumas e remixes de seus parceiros para faixas já existentes. É uma bonita maneira de estender o legado de Suba feita por seus amigos mais próximos e, ao mesmo tempo em que alegra, trazendo novas sonoridades do estilo de Suba, chega mesmo a entristecer: impossível não pensar em que ordem de sublimidade Suba alcançaria se ainda estivesse entre nós. João Parahyba, Marina Lima, Cibele, Taciana, BiD e Katia B. estão entre os nomes deste projeto, que tem especial design gráfico de seu amigo de infância Joran Janjetov.

NOVAS SENSAÇÕES: DANÇAR NA FNAC

Quem diria. A gente já dançou em cima do Monumento às Bandeiras, na Paulista, na República do Líbano... neste feriado foi a vez da pracinha em frente à Fnac, em Pinheiros. A ótima idéia faz parte de um projeto da prefeitura com a rave urbana Circuito e a Red Bull, entre outros colaboradores, que já levou o DJ Rush à praça Benedito Calixto no aniversário da cidade. Tudo de graça, a rua é interditada e o lugar vira uma pista de dança com música no talo. O italiano Gaetano Parísio, que havia tocado de manhã na festa, fechou a noite, por volta de 21h. Boa iniciativa. A Red Bull também vai trazer para São Paulo em novembro a sua Red Bull Academy, workshop anual (já teve em Nova York, Londres, Berlim) reunindo DJs de 30 países. O DJ Renato Lopes é o embaixador do projeto aqui.

11 DE SETEMBRO MUDA A MODA DE NOVO

Uma movimentação inédita está rolando no meio da moda. Para evitar que os desfiles em Nova York coincidam com a data de 11 de setembro, Londres deverá abrir excepcionalmente a temporada internacional de desfiles de verão 2003. O lobby é liderado pela editora da "Vogue" América, Anna Wintour, e imediamente ganhou quorum na Inglaterra. Quem não está gostando da idéia são os italianos e franceses, que contam com um número bem maior de marcas e profissionais envolvidos e teriam que lidar com o remanejamento de seus desfiles.

UMA VIAGEM NA SERRA DA CANTAREIRA

Que tal um banho de ofurô dentro da mata da serra da Cantareira? Eu fiz isso e foi uma experiência. Literalmente quebrada depois do Skol Beats, me joguei para a Oficina dos Sentidos Manacá. E literalmente viajei. Recomendo: o banho Manacá, que abre os sentidos e estimula os bons pensamentos. Saí de lá em esquema totalmente hippie, eu digo paz e amor. Os donos, a estilista Adriana e o ex-produtor de eventos Fernando, cuidam de você junto com o terapeuta Claudinei, deficiente visual com uma sensibilidade absurda, o mesmo do hotel Emiliano. Para eles, é preciso o contato com a natureza para você realmente relaxar. Bom, a ida e a volta são um drama, mas lá é incrível. Tel. 4485-4031.

MODA E JÓIAS CONFIRMAM HYPE

Depois de Costanza Pascolato para H.Stern, de Alexandre Herchcovitch e de Mario Queiroz (com sua linha masculina), é a vez de Reinaldo Lourenço se aventurar pelo mundo maravilhoso das jóias. Ouro, ouro!, já diz a filha de Jade. É como comprar uma roupa. E o fundamento também tem a ver com o sensualismo: a jóia é uma sensação única para quem usa e a recuperação do ouro é a tendência. Reinaldo lança sua coleção com a Denoir dia 14 no Museu da Casa Brasileira. São desdobramentos de laços em 15 peças, a maioria em ouro branco, com brilhantes marrons ou brancos.

ESPAÇO NOBRE PARA OS NOVOS

A Ellus abre espaço para novos estilistas dentro da própria loja, na rua Oscar Freire. A partir do dia 3 de junho, você já tem um endereço onde comprar as roupas de Karlla Girotto, Eduardo Inagaki, Fabia Bercsek, Emilene Galende e Priscila Darolt, ex-estilista da Ellus. O stylist Dudu Bertholini também participa com um trabalho de colagem em posters e também a jovem designer de jóias Marina Sheetkoff, que desenvolveu um trabalho com piercings. As peças ficarão expostas no showroom da Ellus, no segundo andar da loja e a cada semana, uma peça de um estilista desce para a vitrine principal. É uma idéia super fresca, que abastece tanto o lado do consumidor, que nunca sabe onde encontrar roupas de estilistas jovens, quanto os próprios estilistas, que contarão com um espaço apropriado para expor suas peças. E a loja ainda quer aproveitar esse mix de cultura jovem e promover alguns pequenos eventos, como trazer DJs para tocar no showroom.

MACARRON É CHIQUE E DELICIOSO

Maravilhoso com champagne, ideal para namorados, amantes, noivos (é superchique em casamentos). O macarron é minha patisserie favorita (e eu nem ligo para doces...). Favorito mesmo é o supermacarron do La Durée, em Paris, grande como um sanduíche. Em São Paulo, o pequenino do Payard me consola (em especial o de chocolate), mas tem em vários lugares legais da cidade. Procure: doce e crocante, o macarron é tudo. Neo-sensualista até dizer chega!!!


Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha palomino@uol.com.br
www.erikapalomino.com.br




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