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DESIGN
Coleção "Miscigens" foi desenvolvida a partir do universo do instrumentista e tem quatro diferentes linhas
Brown tenta a sorte no mundo das jóias
ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha
Uma série de lançamentos coloca
o mercado de jóias outra vez em
evidência. O carro-chefe é a coleção "Miscigens", desenvolvida pela H. Stern a partir do universo do
instrumentista Carlinhos Brown,
em que quatro linhas (batizadas
com nomes de suas músicas) desdobram algumas de suas referências visuais e conceituais. O resultado é um dos mais criativos trabalhos estilísticos do meio no país.
"Eles entenderam minha linguagem", comemora o compositor.
"Sou de uma camada popular e isso eles afloraram muito." Para
Brown, um dos pontos positivos
da coleção é o caráter inovador, ao
mesmo tempo em que olha para o
aspecto ancestral, das raízes do
Brasil, da África e da cultura indígena. Tanto que Brown não vê paradoxos entre o luxo e o cotidiano
brasileiro a que o artista se refere.
"Jóia é manter a porta da casa
limpa", decreta, elegendo como
sua favorita a linha "Indiado", desenhada a partir de um cocar de esteira de palha.
A idéia da coleção partiu de Roberto Stern, vice-presidente da
joalheria, depois que Brown
achou "a sua cara", um colar usado numa entrega de prêmios da
MTV. O passo seguinte foi despachar uma equipe de estilo para
Salvador e apreender os fundamentos do "mundo Brown". O
músico vinha a São Paulo aprovar
cada uma das peças, num processo que durou 14 meses. "Foi uma
química", garante Stern.
O momento marca uma retomada da jóia, agora mais acessível, depois que o ouro ficou mais
barato, quatro anos atrás. "A jóia
tomou o lugar da bijuteria, é melhor ter algo para sempre", diz
Sheila Dryzun, da joalheria
Dryzun, que aposta em itens como a pérola negra como símbolo
da valorização da individualidade
nesta virada de milênio. No caminho da peça especial e diferenciada estão designers como Antonio
Bernardo, que batizou de "Sexo e
Romance" sua mais recente coleção, valorizando o prazer de
quem usa e o valor da criação artística na surpresa das formas, segundo ele.
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